LACEN-GO – Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros

Image

Diretoria

Localização

Criado em 1947, o LACEN-GO é parte integrante do Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (SISLAB), do Ministério da Saúde. Os laboratórios estaduais são os laboratórios de referência, responsáveis por coordenar a rede de laboratórios públicos e privados que realizam análises de interesse em saúde pública; encaminhar amostras ao laboratório de referência regional e/ou nacional; realizar o controle de qualidade analítica da rede estadual; realizar procedimentos laboratoriais de maior complexidade para complementação de diagnóstico; habilitar laboratórios para integrar a rede estadual de laboratórios; promover a capacitação de recursos humanos da rede de laboratórios; e disponibilizar aos gestores nacionais as informações relativas às atividades laboratoriais.

O Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros – LACEN-GO é uma Unidade de Referência Estadual juridicamente ligada à SES-GO para diagnóstico laboratorial e parte integrante do Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública – SISLAB. Como Laboratório de Referência Estadual coordena a Rede Estadual de Laboratórios, realiza procedimentos laboratoriais de média e alta complexidade para diagnóstico, controle e monitoramento das doenças e agravos de interesse da vigilância em saúde. Executa ensaios para avaliação de produtos e serviços sujeitos ao controle e fiscalização da vigilância sanitária e realiza ações laboratoriais no âmbito da vigilância ambiental.

Missão

Participar das ações de vigilância em saúde, realizando análises laboratoriais com qualidade, coordenando a rede estadual de laboratórios e gerando informações para a melhoria da saúde pública.

Visão

Excelência da qualidade na descoberta e controle dos agravos em saúde pública, visando a satisfação da comunidade.

Valores

  • Compromisso com o trabalho seguro: Trabalhar com segurança e responsabilidade objetivando a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho;
  • Satisfação dos clientes: Buscar atender as expectativas dos clientes internos e externos;
  • Aprimoramento contínuo: Colaboradores e Unidade buscando a excelência profissional;
  • Compromisso com o SUS: Respeitar e cooperar para o pleno funcionamento do Sistema, considerando seus princípios: universalidade, integridade, equidade, descentralização, regionalização, hierarquização e participação popular;
  • Responsabilidade social: Cumprir os deveres e obrigações dos indivíduos e empresa para com a sociedade em geral;
  • Ética: Conhecer os limites. Conhecer onde termina o seu direito e inicia o do outro. Conjunto de valores que devem orientar a vida profissional e a do cidadão.

Acesse aqui mais informações sobre o Laboratório Estadual de Saúde Pública.