Regionais de Saúde

A regionalização é um processo fundamental para o avanço do Sistema Único de Saúde (SUS) e instrumento utilizado para alcançar seus princípios fundamentais: a universalidade, a integralidade e a equidade. Considerando sua importância, a atenção regionalizada constitui um dos principais eixos  da atual gestão.

O processo de regionalização possibilita a definição de recortes espaciais para fins de planejamento, organização e gestão de redes de ações e serviços de saúde.

A dimensão de uma região de saúde varia de acordo com critérios geográficos, administrativos, demográficos, epidemiológicos, sociais e culturais, levando-se em conta os recursos de saúde disponíveis e os necessários para todos os níveis de atenção.

Segundo o Plano Diretor de Regionalização – PDR, cuja última alteração foi em 2014, o estado de Goiás está dividido em 18 (dezoito) regiões de saúde, agrupadas em 05 (cinco) Macrorregiões,cada região possui uma sede administrativa denominada Regional de Saúde.

As regionais de saúde representam a Secretaria de Estado da Saúde/SES-GO na região de saúde delimitadas pelo PDR. Cada Regional possui oito coordenações técnicas e o coordenador regional de unidade de saúde, que  responsáveis por assessorar e apoiar os municípios, além de implementar e monitorar as ações da SES-GO em âmbito regional.

Conheça as Regionais de Saúde

Região de Saúde Central - Macrorregião Centro-Oeste

Estão jurisdicionados à Regional 26 municípios: Abadia de Goiás, Anicuns, Araçu, Avelinópolis, Brazabrantes, Campestre de Goiás, Caturaí, Damolândia, Goiânia, Goianira, Guapo, Inhumas, Itaguari, Itauçu, Jesúpolis, Nazário, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Petrolina de Goiás, Santa Bárbara de Goiás, Santa Rosa de Goiás, Santo Antonio de Goiás, São Francisco de Goiás, Taquaral de Goiás e Trindade, totalizando população de 1.781.530 habitantes. A menor população é 2.428 habitantes em Jesúpolis e a maior população é 1.412.364 habitantes em Goiânia.

Macrorregião Centro-Oeste: 2.210.127 habitantes

Composta por 72 municípios (Abadia de Goiás, Anicuns, Araçu, Avelinópolis, Brazabrantes, Campestre de Goiás, Caturaí, Damolândia, Goiânia, Goianira, Guapó, Inhumas, Itaguari, Itauçu, Jesúpolis, Nazário, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Petrolina de Goiás, Santa Bárbara de Goiás, Santa Rosa de Goiás, Santo Antônio de Goiás, São Francisco de Goiás, Taquaral de Goiás, Trindade, Amorinópolis, Aragarças, Arenópolis, Baliza, Bom Jardim de Goiás, Diorama, Fazenda Nova, Iporá, Israelândia, Ivolândia, Jaupaci, Moiporá, Montes Claros de Goiás, Novo Brasil, Palestina de Goiás, Piranhas, Adelândia, Aurilândia, Buriti de Goiás, Cachoeira de Goiás, Córrego do Ouro, Firminópolis, Palmeiras de Goiás, Palminópolis, Paraúna, São João da Paraúna, São Luis de Montes Belos, Sanclerlândia, Turvânia, Americano do Brasil, Araguapaz, Aruanã, Britânia, Faina, Goiás, Guaraíta, Heitoraí, Itaberaí, Itapirapuã, Itapuranga, Jussara, Matrinchã, Mossâmedes, Mozarlândia, Nova Crixás e Santa Fé de Goiás).

Sede Administrativa - Regional Central

Sediada em Goiânia, Av. Tocantins nº 311 – Centro.
CEP: 74.015-010

Coordenador Geral: Kênia Barbosa Rocha

(62) 3201-4204, (62) 3201-4217, (62) 3201-4216

Região de Saúde Centro Sul – Macrorregião Centro Sudeste
Região de Saúde Pireneus - Macrorregião Centro-Norte
Região de Saúde São Patrício I - Macrorregião Centro-Norte
Região de Saúde São Patrício II - Macrorregião Centro-Norte
Região de Saúde Estrada de Ferro – Macrorregião Centro Sudeste
Região de Saúde Rio Vermelho - Macrorregião Centro-Oeste
Região de Saúde Entorno Sul - Macrorregião Nordeste
Região de Saúde Entorno Norte - Macrorregião Nordeste
Região de Saúde Oeste I - Macrorregião Centro-Oeste
Região de Saúde Oeste II – Macrorregião Centro-Oeste
Região de Saúde Serra da Mesa - Macrorregião Centro-Norte
Região de Saúde Norte - Macrorregião Centro-Norte
Região de Saúde Sudoeste I - Macrorregião Sudoeste
Região de Saúde Sudoeste II – Macrorregião Sudoeste
Região de Saúde Nordeste I - Macrorregião Nordeste
Região de Saúde Nordeste II - Macrorregião Nordeste
Região de Saúde Sul – Macrorregião Centro Sudeste

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.