Fluxograma de Acesso às Unidades de Pronto Atendimento / UPAs 24h - Nas Regiões de Saúde do Estado

O Estado de Goiás conta com 27 UPAs habilitadas, sendo um serviço de gestão municipal com custeio tripartite (União, Estado e Municípios), objetivando assistência integral à saúde da população goiana de forma regionalizada, prestando atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica, e presta o primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, de modo a definir a conduta necessária para cada caso, bem como garantir o referenciamento dos pacientes que necessitarem de atendimento.

As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem atender grande parte das urgências e emergências. É um estabelecimento de saúde de complexidade intermediária, articulado com a Atenção Básica, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192, a Atenção Domiciliar e a Atenção Hospitalar, a fim de possibilitar o melhor funcionamento da Rede de Atenção às Urgências - RAU; [...] Portaria nº 10 de 3 de Janeiro de 2017 / Capítulo I / das Definições /Art. 2º.

Dispondo como ferramenta de apoio à decisão clínica a classificação de risco no formato de protocolo, com linguagem universal para as urgências clínicas e traumáticas, que deve ser utilizado por profissionais (médicos ou enfermeiros) capacitados, com o objetivo de identificar a gravidade do paciente e permitir o atendimento rápido, em tempo oportuno e seguro de acordo com o potencial de risco e com base em evidências científicas existentes.

Veja abaixo os fluxos de acesso às Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h:

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.