Hoje é dia falar sobre vacina BCG
Doses se destinam à crianças de 0 a 4 anos para prevenir a tuberculose
O Dia da Vacina BCG é celebrado nesta segunda-feira, 1º, data de criação deste imunizante. A gerente de Imunização e Redes de Frio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), Clarice Carvalho dos Santos, explica que a BCG é aplicada para prevenir a tuberculose, uma doença transmitida pela saliva e materiais contaminados e causada pelo Mycobacterium tuberculosis, também chamado de bacilo de Koch.
O Ministério da Saúde tornou obrigatória a administração da BCG em crianças em 1976. A recomendação é que vacina seja aplicada em crianças entre 0 e 4 anos, de preferência nas primeiras 12 horas de vida do bebê, ainda na maternidade. A dose é única.
A cobertura ideal preconizada pelo Ministério da Saúde corresponde a 90% da população alvo, porém Goiás registra uma média de 84,28%. Este ano, 117 dos 246 municípios goianos atingiram 90% da meta vacinal.
Clarice informa que o Ministério da Saúde encaminhou em 28 de maio uma remessa de 28.670 doses da vacina BCG para o Estado para que fossem distribuídas às Regionais de Saúde. Neste caso, os pais ou responsáveis de crianças de até quatro anos ainda não vacinadas devem procurar um posto de saúde para colocar o Cartão de Vacinação em dia.
Vacina Brasil
No dia da Vacina BCG é importante lembrar o movimento Vacina Brasil, lançado este ano pelo Ministério da Saúde. A ação é uma grande mobilização nacional que alerta sobre a importância da vacinação como medida mais eficaz de afastar de vez as doenças que já tinham sido eliminadas no país.
Maria Vitória, da Comunicação Setorial