Curso capacita médicos para determinação de morte encefálica

Voltada para médicos com no mínimo um ano de experiência no atendimento de pacientes em coma, qualificação é realizada nesta sexta-feira, 23, na Escola de Saúde de Goiás

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) promove nesta sexta-feira, 23, curso de qualificação de 32 médicos para determinação de morte encefálica. A capacitação, promovida em parceria com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e Sistema Nacional de Transplantes, será realizada das 8h às 17h15, no auditório da Escola de Saúde de Goiás. O público-alvo são médicos com, no mínimo, um ano de experiência no atendimento de pacientes em coma, de acordo com as normas de Resolução 2.173, de 23.11.2017.

Segundo essa resolução, a morte encefálica (ME) é estabelecida pela perda definitiva e irreversível das funções do encéfalo por causa conhecida, comprovada e capaz de provocar o quadro clínico. “Os procedimentos para sua determinação devem ser realizados em todos os pacientes em coma não perceptivo e apneia, independentemente da condição de doador ou não de órgãos e tecidos”, explica a gerente de Transplantes da SES, Nathália Carolyne Correia Mendonça.

A gerente destaca como objetivo principal do curso a promoção de treinamento específico para a determinação da ME, conforme normas do Conselho Federal de Medicina (CFM). Ela ressalta ainda a importância dessa capacitação para o aumento do número de profissionais habilitados a determinar a morte encefálica e, consequentemente, promover a qualidade, segurança e esclarecimentos das famílias sobre todo o processo ME.

Duração

O curso terá duração mínima de oito horas, das quais quatro envolverão a discussão de casos clínicos. Serão abordados o conceito da legislação brasileira no processo de doação e transplantes, diagnóstico de morte encefálica, comunicação de más notícias, discussão de casos clínicos e estação prática. Os preceptores serão médicos e enfermeiros do curso de morte encefálica do Hospital Albert Einstein, de São Paulo.

SERVIÇO

Capacitação de médicos para determinação de morte encefálica, segundo a Resolução Nº 2.173, de 23.11.2017

Data: 23 de agosto de 2019

Horário: 8h às 17h:15

Local: Escola de Saúde de Goiás, Rua 26, s/nº, Bairro Santo Antônio, Goiânia-GO

José Carlos Araújo, da Comunicação Setorial


Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.