Saúde estadual desenvolve ações de acolhimento a seus servidores

Programas implantados pela Gerência de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás visam proporcionar melhorias na qualidade do ambiente de trabalho

Profissionais da área de gestão de pessoas da SES ouvem e orientam colaboradoras HEMNSL

A Gerência de Gestão de Pessoas (GGP) da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) está desenvolvendo um trabalho inovador, com o objetivo de proporcionar melhorias na qualidade do ambiente de trabalho e satisfação dos servidores no desempenho de suas funções. As ações integram a proposta da atual gestão da SES-GO pautada pela humanização, acolhimento e promoção do inter-relacionamento entre os profissionais de diferentes níveis e áreas da Pasta. 

O titular da GGP, Fernando Augusto Ataíde Castro, informa que as ações foram iniciadas com a criação da coordenação e intensificadas após o fim da pandemia por Covid-19. A equipe da gerência, por meio da Coordenação de Atenção Psicossocial (Capses), passou a verificar o aumento de afastamentos e de atestados médicos dos servidores por doenças psicossociais. “Observamos que seria oportuno realizarmos atividades caracterizadas pelo acolhimento, escuta e orientação, promovendo o diálogo e a integração”, sublinhou. 

Um dos projetos desenvolvidos pela Capses da GGP é o Programa de Atenção Psicossocial (Paps). A equipe, composta por psicólogos e assistentes sociais, presta atendimento ao servidor, de forma humanizada, por demanda espontânea ou encaminhamento institucional com consentimento, para prestar suporte psicossocial breve. O atendimento é feito por meio de escuta qualificada e orientações aos servidores que passam por dificuldades na vida pessoal ou profissional. Quando necessário, a equipe faz o encaminhamento do servidor para tratamento com profissionais de saúde. 

Visitas às unidades
A assistência aos servidores também é feita pela GGP de forma coletiva. A equipe faz visitas técnicas às unidades da SES-GO, propiciando a aproximação com os servidores a fim de oportunizar um momento para orientações, escuta ativa e apoio psicossocial. Esse projeto é denominado Capses Vem até Você. A coordenadora da Capses, Cláudia Venturini, destaca que a iniciativa possibilita a identificação de fatores que interferem na saúde mental dos servidores e, consequentemente, na produtividade e no desempenho funcional do servidor. 

“Por meio desse contato mais próximo com o servidor, temos condições de propor as ações de intervenção psicossocial necessárias”, enfatiza Cláudia Venturini. Ela informa que já foram realizadas visitas aos Hospitais Estaduais de Aparecida de Goiânia (Heapa), da Mulher (Hemu), Creche Cantinho Feliz e, mais recentemente, ao Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL).  Nesta semana, a equipe começará a desenvolver a ação no Centro Estadual de Assistência aos Radioacidentados Leide das Neves (Cara). Em cada uma das unidades, o grupo de trabalho realiza em média três visitas. 

Há, ainda, o Programa de Prevenção ao Assédio e Promoção de Relações Saudáveis. A psicóloga da Capses Juliana Cherobino de Resende informa que a iniciativa visa planejar, implantar e acompanhar ações psicossociais de prevenção do assédio no trabalho e de promoção da cultura do diálogo na SES-GO, atuando em rede com os recursos humanos locais. O programa é desenvolvido por meio de rodas de conversa, palestras e oficinas com temáticas relacionadas à melhoria das relações interpessoais e prevenção do assédio no trabalho e realização de pesquisa de clima.

Essa ação já foi realizada no Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), Centro de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol), Laboratório Estadual de Saúde Pública Giovanni Cysneiros (Lacen-GO), Ouvidoria da SES-GO, Regional de Saúde Pirineus, em Anápolis, Comissão de Tomada de Contas da Corregedoria, Gerência de Saúde do Trabalhador da Superintendência de Vigilância em Saúde e equipe de residência do Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Waldemiro Cruz (Hugo). 

Maria José Silva/Comunicação Setorial

Foto: GGP/SES-GO

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.