Saúde promove ações em prol da população negra goiana
Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) realiza roda de conversa em alusão ao Dia da Consciência Negra comemorado nesta segunda-feira, 20. A pasta mantém uma subcoordenação de Atenção à Saúde da População Negra, que desenvolve ações voltadas para essa população

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) promove ações em prol da população negra, que inclui quilombolas, povos de terreiro e de religião de matriz africana goianos. Em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado nessa segunda-feira, 20 de novembro, será realizada uma Roda de Conversa on line, às 9h, na quinta-feira, 23, com o tema "Desafios para Saúde da População Negra", na qual serão apresentados dados epidemiológicos nacionais da População Negra, do ano de 2023.
Nos dias 4 e 5 de dezembro, a pasta promove o I Encontro Goiano de Promoção da Equidade em Saúde e Atenção às Populações Específicas, com o tema “Saúde para Todas as Pessoas em Goiás: o Desafio da Promoção da Equidade em Saúde em Contextos de Vulnerabilidades”.
“São oportunidades para profissionais da gestão e atenção à saúde, da assistência social, educação, estudantes, lideranças comunitárias, organizações sociais e a comunidade em geral se reunirem e discutirem estratégias de promoção da equidade em todas as esferas sensíveis de serviço de saúde no território goiano”, destaca a gerente de Populações Específicas da Superintendência de Políticas e Atenção Integral à Saúde (SPAIS/SES), Ana Maria Passos.
No âmbito da SES, as ações voltadas para essa população específica são construídas de forma intersetorial, pela subcoordenação de Atenção à Saúde da População Negra (SASPNEGRA/SPAIS/SES), com apoio das Regionais de Saúde, de municípios, de outros órgãos estaduais, de instituições de ensino e da comunidade.
“Esse é um espaço para tratativas de assuntos que perpassam a saúde e os determinantes de saúde da população negra, com foco na articulação para a implementação da Política Nacional de Saúde da População Negra e o combate ao Racismo Institucional em todo território goiano”, explica Ana Maria.
Valorização
Para 2024, a SES planeja ações focadas nessa população, com o objetivo de valorizar profissionais que compõem a Equipe de Estratégia de Saúde da Família, que atuam nos territórios. Também são trabalhados a educação permanente/treinamento sobre interculturalidade, o respeito às práticas tradicionais de saúde e outros temas pertinentes aos profissionais que atuam na Atenção Primária, visando a ampliação do acesso e redução de agravos.
“Desta forma, a SES efetiva ações que visam o combate ao racismo, à discriminação e a violência racial na saúde, bem com contribuem para que a população negra do Estado possa acessar o sistema de saúde de forma equânime e com qualidade, durante todo o ano, e não apenas no mês de novembro”, destaca Ana Maria.
Serviço:
Assunto: roda de Conversa "Desafios para Saúde da População Negra"
Quando: quinta-feira (23/11), às 9h
Link de acesso:
https://us06web.zoom.us/j/88097675099?pwd=UZ8VUloBweOMRzQP6gP9DkMALrdJFf.1
Texto: Patrícia Almeida / Comunicação Setorial SES-GO
Foto: Banco de imagens (internet)