HDS realiza 8ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Evento reforça aspectos da prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho e também propicia uma rotina laboral diferente

Colaboradores do HDS participaram da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), por meio da Comissão Interna de Acidentes de Trabalho (Cipa) e apoio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), realizou, de 26 a 28 de setembro, a oitava edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat).

Na abertura, as diretoras geral e administrativa da unidade externaram boas-vindas aos participantes e reforçaram sobre a importância de todos participarem do evento, que além de abordar os aspectos para prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho, também tem o intuito de propiciar uma rotina laboral diferente.
 
"Desejo a todos um bom evento e peço que vocês convidem os colegas para participarem, pois é um evento que estava sendo preparado há alguns meses, com muita dedicação, para proporcionar, a cada um, conhecimento e entretenimento na rotina laboral", enfatizou Lívia Evangelista da Rocha Aguilar.
 
Em seguida, a diretora administrativa reiterou a importância de todos participarem, inclusive os profissionais terceirizados. "Durante esses três dias de evento, será dialogado sobre segurança no dia a dia e também a segurança do paciente, por isso, a participação de todos os profissionais é fundamental. Agradeço aos organizadores e a presença de todos", destacou Silmonia Saturnino Fernandes.
 
No primeiro dia, a palestra foi conduzida pelos educadores físicos que fazem parte do Sesi, instituição parceira, Thiago Bispo dos Santos e Marco Antônio de Oliveira, que falaram sobre a importância da ginástica laboral. "É uma oportunidade de melhoria. O estresse se faz presente no dia a dia, e a ginástica laboral ajuda no controle da ansiedade, aumenta a disposição nos tornando mais produtivos, além de prevenir acometimento de doenças no futuro".

Os profissionais também relembraram que a ginástica laboral oferecida no HDS três vezes por semana, com duração de 15 a 20 a minutos.

Saúde mental
No segundo dia, tendo em vista a importância da saúde mental, os colaboradores participaram da palestra com as psicólogas do Dialoga Mais, que falaram sobre os possíveis caminhos entre ansiedade e qualidade de vida.  

"É preciso entender que a ansiedade é uma reação natural do nosso corpo diante de uma ameaça real ou percebida, e em alguns casos ela pode ajudar, como, por exemplo, impulsionar a busca por conquistas, deixar a pessoa em estado de alerta e atenta. Assim, podemos nos preparar para lidar com situações diversas", ensina Natália da Silva Lima.

Nos casos em que essa emoção se torna excessiva é quando traz prejuízos em uma ou várias áreas da vida de uma pessoa, durando maior parte do dia se estendendo por 6 meses ou mais, a partir daí podemos ter um comprometimento da qualidade de vida, bem-estar e por fim da nossa saúde”, explicou ainda.
 
Ao final da palestra, as profissionais realizaram um momento de relaxamento, com uso da meditação guiada, e deram dicas de recursos diversos que ajudam no autoconhecimento e manejo da ansiedade.
 
No último dia, foi realizada a palestra sobre ISTs/aids, ministrada pela coordenadora de assistência às infecções sexualmente transmissíveis, aids e hepatites virais, Daniela Prado. A profissional falou sobre os diversos tipos de ISTs e esclareceu dúvidas sobre como se prevenir e buscar ajuda médica para o tratamento.

Naiclea da Silva (texto e foto)/Agir