HESLMB amplia testagem de Covid-19 para moradores da região

Trabalho é acompanhado pelo titular da SES, que compareceu à unidade no primeiro dia da ação na unidade do Governo de Goiás em São Luís de Montes Belos

Moradores de São Luís de Montes Belos e região são testados para Covid-19 sob telas montadas na unidade

O Hospital Estadual São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó (HESLMB) iniciou, na segunda-feira (17/1), a ampliação da testagem de Covid-19 para os moradores do município e da região. O trabalho foi acompanhado de perto pelo secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, que compareceu à unidade no primeiro dia da ação, onde tendas foram instaladas no estacionamento da unidade do Governo de Goiás, para garantir o melhor fluxo de atendimento. 

Todos os interessados passam por processo de triagem antes do exame, realizam a coleta aguardam o resultado. Os pacientes diagnosticados são encaminhados para consulta médica, realizada no próprio local, para receberem orientações. O serviço está disponível de segunda a domingo, das 8h às 17h. “Essa força tarefa pode minimizar a proliferação do vírus. É muito importante identificar os pacientes positivos para que eles possam receber as devidas recomendações”, afirma Éder Souza, diretor do hospital.

A variante Ômicron, considerada a mais contagiosa do coronavírus, tem causado preocupação global. De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), agência internacional especializada em saúde pública das Américas, o número de casos de Covid-19 em todo o continente  quase dobrou na primeira semana de 2022. Em 1º de janeiro, foram notificados 3,4 milhões de novos casos na região. No dia 8, já eram 6,1 milhões.

Nesta terça-feira (18), o Brasil atingiu a maior média móvel de casos desde o início da pandemia. Segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), 137.103 mil casos foram notificados nas últimas 24 horas. 

“É preciso manter os cuidados básicos para evitar o avanço da doença. O uso de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social são ações importantíssimas no dia a dia. Além disso, claro, é imprescindível ter o esquema vacinal completo para garantir maior proteção”, aconselha Éder.  

Aline Marinho (texto e foto)/Imed

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.