Hetrin realiza Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Evento organizado pela Cipa, em parceria com SESMT, promove palestras sobre saúde e segurança no trabalho a colaboradores e terceirizados da unidade do Governo de Goiás em Trindade

Colaboradores do Hetrin recebem lembrancinhas e kits, repassados na abertura do evento

Sempre priorizando a segurança, saúde e bem-estar de seus colaboradores e o convívio em um bom ambiente de trabalho, o Hospital de Urgências de Trindade (Hetrin) realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) 2021.

O evento teve como principal objetivo conscientizar colaboradores e terceirizados sobre os mais variados temas ligados à saúde, dando destaque para a campanha do Novembro Azul – prevenção ao câncer de próstata –, orientando os profissionais sobre a importância do exame preventivo e do diagnóstico precoce.

A enfermeira multiprofissional especializada em saúde mental e dependência química Fernanda Alves de Oliveira, responsável por uma das palestras ministradas aos profissionais, ressaltou a importância do movimento.

“Especialmente no Novembro Azul, buscamos incentivar a adesão do público masculino à realização de exames preventivos com a finalidade de identificar precocemente o aparecimento do câncer de próstata e que deve ser observado durante o ano todo. É importante ressaltar que a prevenção sempre vai fazer parte de prognóstico e diagnóstico o quanto antes, para que o paciente possa se submeter a um bom tratamento”, explica.

Chances de cura
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum da doença em homens, correspondendo a 13,5% de todos os cânceres no mundo. No Brasil, a enfermidade corresponde a 29,2% dos tumores malignos em homens – é também o segundo tipo de câncer que mais mata o público masculino no País. Quando identificado precocemente, as chances de cura são de 95%.

A edição 2021 da Sipat, além de abordar a prevenção do câncer de próstata, promoveu palestras sobre exercícios funcionais, alimentação saudável, atuação fonoaudiologia no âmbito hospitalar, postura ergonômica/doenças ocupacionais, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e resistência antimicrobiana.

Organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), o evento é realizado anualmente e tem como principal objetivo desenvolver atividades que ressaltam a importância da segurança no ambiente de trabalho, além de orientar os colaboradores sobre os mais variados tipos de doenças.

Neste ano, a Sipat ocorreu entre os dias 24, e 26 de novembro. A abertura contou com apresentação musical, distribuição de lembrancinhas e sorteio de kits. “A Sipat deste ano teve como principal objetivo a disseminação de boas práticas de saúde e conscientização dos colaboradores em relação a preservação da Vida com a Segurança no trabalho”, afirma o presidente da Cipa, Afonso Teles Barros da Silva. 

Camila Braunas (texto e foto)/Imed

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.