Credeq realiza ações no Setembro Amarelo

Durante todo o mês, a unidade do Governo de Goiás em Aparecida de Goiânia promove diversas atividades voltadas à discussão do suicídio

Louvorzão, aberta aos pacientes e colaboradores, é uma das atividades promovidas pelo Credeq

De acordo com estudos realizados pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 17% dos brasileiros, em algum momento de suas existências, pensaram, seriamente, em dar um fim à própria vida. Desse universo, 4,8% chegaram a formular um plano para isso. É justamente  essa realidade que justificou a institucionalização do Dia 10 de Setembro como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A data motivou a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV) e com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a organizar, desde 2015, o Setembro Amarelo, um mês com ações voltadas a prevenção ao suicídio.

Essa é uma campanha de extrema importância, uma vez que o suicídio é um problema grave de saúde pública e que, muitas vezes, pode ser evitado. É nessa realidade que o Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq) -  Prof. Jamil Issy, unidade do Governo de Goiás em Aparecida de Goiânia, não só participa da campanha, mas também promove, durante todo o mês, diversas atividades voltadas à discussão do tema.
 
Um exemplo é o Louvorzão, reunião ecumênica cristã, aberta aos pacientes e colaboradores, realizada todas as sextas-feiras. Na sexta-feira, 11, a celebração ocorreu no Núcleo Masculino 1. Além das ministrações e momentos de louvor, houve uma dinâmica em que foram abordadas a valorização da vida e a importância da união para combater os momentos de crise.

Durante todo o mês, estão previstas diversas atividades voltadas ao debate e conscientização do tema. Entre as ações, o Grupo de Cidadania exporá, junto aos pacientes, como prevenir o suicídio, sendo essencial que as pessoas que conheçam esse problema entendam a necessidade de ajudar quem está passando por ele e que as pessoas que estão com esse tipo de pensamento entendam a importância de buscar ajuda. A diretoria técnica realizará, ainda, em parceria com o HGG, uma série de ‘lives’ no Instagram. O Grupo Terapêutico, também, realizará palestras aos pacientes e colaboradores do Credeq – Prof. Jamil Issy. 

Carla Monteiro (texto e fotos)/Associação Comunidade Luz da Vida