Paciente completa 90 anos e recebe alta no Hospital de Itumbiara

Equipe da unidade do Governo de Goiás comemora a data com o aposentado ainda na enfermaria, se recuperando da Covid-19

Cylas Ribeiro comemora os 90 anos com profissionais do Hospital Regional de Itumbiara

Em meio ao combate contra o coronavírus, histórias de superação são vivenciadas todos os dias no Hospital Regional de Itumbiara São Marcos, o hospital de campanha do Governo de Goiás na Região Sul do Estado. Na segunda-feira, 17, gratidão foi o sentimento que tomou conta da unidade de saúde.

O paciente Cylas Ribeiro de Paula, até então internado na enfermaria do hospital, comemorou, mesmo em um ambiente não muito agradável, a chegada dos seus 90 anos. A equipe multiprofissional não deixou a data passar em branco. Para levar alegria e esperança ao "seu" Cylas, os profissionais quebraram a rotina hospitalar e preparam um “parabéns” recheado com boas vibrações e com direito a bolo e balões. 
    
De acordo com a coordenadora multiprofissional da unidade, Karine Araújo ações humanizadas são importantes na reabilitação dos pacientes. "Esse atendimento humanizado vai além do processo mecânico do hospital. Na comemoração, a equipe de saúde passa a ser o familiar do paciente. Nós celebramos a data com intuito de o ‘seu’ Cylas se sentir acolhido, (de saber) que tem uma equipe que cuida dele e que comemora a vida com ele”, explica a profissional.

Karine reitera que a comemoração do aniversário do ‘seu’ Cylas tinha uma motivação a mais. “Ele é do grupo de risco, e completar 90 anos é um motivo a mais para comemorar a vida. Completar 90 anos, superar a Covid-19 e receber alta é um grande presente. Ele ficou muito alegre, agradeceu a equipe e desejou pelo menos 100 anos de vida para cada um”, conta.

“Seu” Cylas deu entrada no Hospital Regional de Itumbiara São Marcos no dia 4 de agosto com sintomas de quadro clínico de Covid-19. Devido à idade avançada, o paciente precisou ser encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e após melhora do quadro foi para enfermaria. 

Em casa
Para deixar a data ainda mais especial e completar a alegria do aniversário, ‘seu’ Cylas recebe a notícia da equipe de saúde que venceu a batalha contra a Covid-19 e que vai continuar em casa, ao lado da família, a fase final da recuperação. 

Antes de deixar a unidade de saúde, ele recebeu novamente festa e aplausos da equipe de saúde que o acolheu. "Seu" Cylas também não escondeu a alegria de vencer a batalha contra o vírus. “Eu venci a Covid-19”, carregava em um certificado ao lado dos profissionais de saúde e familiares. 

O enfrentamento do coronavírus tem sido marcado como um dos maiores desafios para a saúde no Brasil e no mundo. Profissionais de saúde se esforçam para manter o equilíbrio em meio ao cansaço e ao medo, para oferecer o seu melhor aos pacientes. A vitória de cada paciente atendido no Hospital Regional de Itumbiara São Marcos ganha um sabor ainda mais especial, não só de dever cumprido, mas também de ânimo para continuar a batalha.

“Seu” Cylas entra para a estatística dos mais de 94 mil pacientes curados da Covid-19 em Goiás.

 

Julianna Adornelas (texto e fotos)/INTS

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.