No HEMNSL, arte e amor se misturam no momento do nascimento

Unidade do Governo de Goiás presenteia mães com arte em figuras coloridas e letras desenhadas à mão e uma foto tirada momentos antes da alta

Mães recebem como lembrança lettering e pequena foto, tirada antes da alta

O momento do parto é um dos mais importantes na vida de uma mulher. O nascimento de uma nova vida é também a redefinição de uma nova pessoa, pela maternidade. A nova vida chega desbravando um mundo totalmente desconhecido. E a nova pessoa é redefinida no momento daquela chegada: a mulher vira mãe, disposta a cuidar de sua nova vida, o bebê. 

E, com o intuito de fazer com que esse momento seja único, a equipe multiprofissional do Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), unidade do Governo de Goiás, tem presenteado as mães, no momento do parto, com uma lembrança personalizada: uma arte com figuras coloridas e letras desenhadas à mão, onde cada composição é uma bela ilustração. 

O lettering, como é conhecido, é criado com uma atenção especial aos detalhes e tem um papel exclusivo em sua composição. Na ação iniciada em março, pelas preceptoras Raiane dos Santos e Juliana Liegio, além das residentes em Enfermagem Obstétrica Stéphanie Marques, Aline Coelho e Laryssa Rezende, a arte é feita com nome, tamanho, peso e horário do nascimento do bebê. Inclui ainda o nome dos pais, das profissionais que acompanharam a mãe, letras de música e um pequeno relato de como foi o momento do parto.

“A ideia foi sugerida pela Stéphanie Marques, após ver a iniciativa em algumas mídias sociais publicada por outras enfermeiras obstétricas e doulas de outras unidades de saúde. Aderimos aqui na Maternidade como uma forma de humanização da assistência prestada, registrando um momento muito especial para favorecer ainda mais o vínculo entre mãe e bebê”, explicou Raiane. Além da arte do lettering, a mãe recebe uma pequena foto instantânea, tirada antes da alta, com a equipe que a acompanhou, como lembrança.

Mensagens de agradecimento
A singela homenagem arranca suspiros das mamães que passam pelo HEMNSL. As profissionais se orgulham por todas as mensagens de agradecimento postadas e enviadas a elas. “O cartaz detalha um dos melhores dias da minha vida, feito com todo amor pela querida enfermeira Stéphanie, um anjo em todos os momentos. Agradeço não só a ela, mas também a todos os profissionais maravilhosos e carinhosos. Deus escolheu cada um de vocês para cuidar da gente”, declarou Sara Guimarães, mãe da Aurora, nascida no último dia 3 de julho.

“Para nós, é extremamente gratificante ver essas homenagens, pois vemos que nossos profissionais estão empenhados, a cada dia que passa, em promover o trabalho deles de maneira mais acolhedora possível. E isso resulta não só num ambiente saudável, como também numa assistência de qualidade para nossos pacientes”, destacou a diretora operacional da unidade, Ana Caribé.

 

Yasmine de Paiva (texto e foto)/IGH