Governo de Goiás lança 2º curso autoinstrucional na plataforma EaD da ESG

Introdução à Pesquisa Epidemiológica tem como público-alvo profissionais do SUS, pesquisadores, comunidade em geral e estará disponível a partir de 1º de julho


O Governo de Goiás, por meio da Escola de Saúde de Goiás da Secretaria de Estado da Saúde (ESG/SES-GO), abre o mês de julho com mais um curso autoinstrucional em sua plataforma de Educação a Distância (EAD). A partir de 1º de julho, já estará disponível na plataforma https://educa.saude.go.gov.br/ o curso Introdução à Pesquisa Epidemiológica, que tem como público-alvo os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), pesquisadores e comunidade em geral. 

Essa capacitação tem como objetivos, entre outros: compreender os modelos e determinantes do processo de saúde e doença; descrever o conceito, a história da epidemiologia e a aplicação na saúde pública; caracterizar a quantificação da saúde e da doença nas populações (indicadores epidemiológicos) e conhecer os principais Sistemas de Informação em Saúde (SIS). 

Trata-se do segundo curso que a ESG lança em formato autoinstrucional, e faz parte de um projeto que vai oferecer um total de 17 minicursos de qualificação em Metodologia da Pesquisa. Ministrados na modalidade EaD, as capacitações trazem temas relativos à pesquisa científica e estão direcionados aos profissionais que atuam no SUS de Goiás e pesquisadores da comunidade em geral.

A gerente de pesquisa e Inovação da ESG, Welika Santos, explica que o cursista que concluir mais de um minicurso daqueles que, segundo a matriz curricular, podem ser vinculados por área de conhecimento receberá certificado com a somatória dos referidos minicursos. Ainda segundo informações da gerente, a proposta é que os minicursos autoinstrucionais de qualificação em metodologia da pesquisa sejam de oferta permanente na plataforma da ESG.

SERVIÇO 
Curso de Introdução à Pesquisa Epidemiológica
Carga Horária: 20 horas
Público-alvo: profissionais do SUS, pesquisadores e comunidade em geral
Local: plataforma da Escola de Saúde de Goiás, em https://educa.saude.go.gov.br/

 

Gabriela Dutra, da Comunicação da Escola de Saúde de Goiás