CREDEQ Prof. Jamil Issy – Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química de Aparecida de Goiânia

Diretoria

Prestação de Contas

Acesse à página de Acesso à Informação referente à OS gestora do CREDEQ

Acesso à Informação da OS

Localização

Avenida Tanner de Melo, Qd - Gleba 02, LT - Parte 02, Bairro Fazenda Santo Antônio - Aparecida de Goiânia - GO - 74993-551

O Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), é uma unidade de saúde do estado de Goiás, com tratamento ambulatorial, com internação em leitos de saúde mental (desintoxicação) e em leitos de acolhimento residencial (reabilitação psicossocial).

O atendimento é especializado e de reabilitação dos casos graves da dependência química. A instituição, inaugurada em junho de 2016, é hospitalar e, por tanto, realiza diagnóstico, tratamento e acompanhamento longitudinal. O protocolo terapêutico está alicerçado no atendimento médico, multiprofissional e psicoeducacional.

Informações

Estrutura Física
Localizado no município de Aparecida de Goiânia, o CREDEQ – Prof. Jamil Issy ocupa um terreno de 99 mil metros quadrados, com área construída de 10 mil metros quadrados. A instituição médica dispõe de 108 leitos, dos quais 96 são para internação e 12 para a desintoxicação. Mensalmente, o setor Ambulatorial/Multiprofissionais atende em torno de 3,3 mil pessoas. Os leitos hospitalares estão distribuídos em 84 leitos para o público masculino e 24 para o feminino.

A instituição não realiza internação de adolescentes e nem de crianças, como concebido inicialmente, pois o número de procura e adesão revelou-se reduzido. Como é um projeto inovador, na área pública brasileira, ele foi projetado a partir de estudos dos casos de sucesso no setor privado nacional e internacional. No Brasil apenas três hospitais particulares de alta complexidade e custos podem ser comparados ao CREDEQ – Prof. Jamil Issy.

A unidade de saúde pública e gratuita interna o público adulto (masculino e feminino), mas no ambulatório trata pacientes adolescentes, que têm grande dificuldade de aderirem espontaneamente ao tratamento. Na internação existe três núcleos dois masculinos e um feminino.

Em todos os núcleos masculinos existem ambulatório médico com consultórios, anfiteatro, área de musculação, salas para Terapia Ocupacional, três Unidade de Tratamento Residencial (UTR), com capacidade para 12 leitos, em cada uma, visando sociabilizar os pacientes. Cada UTR tem seu Posto de Enfermagem, com assistência médica 24 horas. Para cada UTR existe um canil e uma horta. Além de uma área para lazer, com jogos de mesa e de rede.

O Núcleo feminino conta com duas casas, sendo que com 12 leitos cada. Há salas ambulatoriais, médicas e para Terapia Ocupacional, além do canil e da horta. Todos os três núcleos são separados.

No centro da unidade, atrás da Praça Coliseu, onde os familiares ficam durante a visita aos pacientes, existem piscinas adulto e infantil, quadra poliesportiva, vestiário masculino e feminino, quadra de peteca e campo de futebol.

No âmbito da internação, o tratamento sempre se inicia pelo setor da Detox (desintoxicação), onde o paciente permanece 7 dias (drogas ilícitas) e 14 para álcool, pois é a adicção que exige maior esforço do paciente. Existem dois espaços para a desintoxicação (feminina e masculina), com 12 leitos hospitalares cada. Há nesses espaços, uma unidade de pronto atendimento, com possibilidade de ressuscitação e estabilização, para posterior envio a uma unidade de saúde pública indicada.
Faixa Etária Atendida
Abordagem Terapêutica
Protocolo Terapêutico
Programa de Reinserção
Prevenção de Recaída
Residência Médica
Espiritualidade
Educação Física
Terapia Ocupacional
Cuidando do Lar
Musicoterapia

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.