HGG – Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi 

Diretoria

Prestação de Contas

Acesse à página de Acesso à Informação referente à OS gestora do HGG

Acesso à Informação da OS

Localização

Av. Anhanguera, 6479 – Setor Oeste, Goiânia – GO, 74110-010

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) possui mais de 35 especialidades médicas e multiprofissionais. A unidade é referência internacional no tratamento de pacientes portadores de Xeroderma Pigmentoso e também conta com ambulatórios exclusivos para doenças como Alzheimer, Parkinson, Miopatias idiopáticas, Artrite Reumatoide, Lúpus Eritematoso Sistêmico, Diabetes, Asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – DPOC, Intersexualidade, entre outras.
 
Inaugurado em 1959, foi o primeiro hospital ensino do Centro-Oeste. Em 2014, tornou-se o primeiro hospital público do Centro-Oeste acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e, em 2018, conquistou a categoria de Hospital Acreditado com excelência, ONA 3. E em 2020 o HGG recebeu a certificação internacional do Centro de Terapia Intensiva (CTI) pela Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucia (Acsa), que torna o hospital goiano a primeira unidade pública de saúde do Brasil a conquistar tal título.
 
Entre os programas oferecidos estão: Programa de Controle e Cirurgia da Obesidade (PCCO), Programa de Odontologia para Pacientes Especiais, Programa de Doenças Raras, Programa de Hérnias Complexas, Núcleo de Orientação Interdisciplinar em Sexualidade (NOIS), Programa de Atenção ao Pé Diabético, Reabilitação Cardíaca, Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo (NAPP), Serviço de Identidade de Gênero, Transexualidade e Intersexo – Ambulatório TX. Os programas valorizam o atendimento integral, humanizado e sistêmico ao paciente.
 
A unidade é referência em transplantes renais no País, segundo dados do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), além de realizar transplantes hepáticos. O hospital possui um Ambulatório de Medicina Avançada (AMA), que reúne 157 médicos em 28 especialidades, bem como atendimentos multidisciplinares envolvendo 8 equipes, atendendo em média, mais de 18 mil pessoas por mês.

Informações

A Unidade
A unidade oferece instalações, equipamentos e capacidade adequada para a realização de diversos exames diagnósticos de imagem, endoscópicos, videoscópios e laboratoriais, prestando assistência completa a pacientes em internação hospitalar e ambulatoriais.

Projetos

Projeto Arte no HGG

Projeto Arte no HGG, que objetiva promover o acesso à cultura, por meio da exposição de obras de artistas goianos nas áreas de circulação do hospital.

Ensino e Pesquisa

Ensino
Em maio de 2012, o Hospital Alberto Rassi – HGG obteve sua certificação como Hospital Ensino. Concedida por meio de portaria conjunta dos Ministérios da Educação (MEC) e da Saúde, a certificação contempla hospitais que desenvolvem, além das atividades de atenção à saúde de alta complexidade, a formação de recursos humanos, pesquisa e desenvolvimento tecnológico para o SUS.
 
O reconhecimento como Hospital de Ensino consolida a unidade de saúde como campo de formação. Ao mesmo tempo, agrega qualidade à atenção dispensada ao paciente e por meio de melhores práticas, com foco na avaliação permanente, compromisso de todos e transparência de informação. A certificação confere ao Hospital incentivo no custeio da assistência prestada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Procedimentos realizados passam a ter melhor remuneração pelo Ministério da Saúde, pois se entende que, por serem executados em uma unidade de saúde voltada para a formação profissional, de qualidade, têm um custo maior das suas atividades voltados ao ensino.
 
Estágios
 
A Diretoria de Ensino e Pesquisa, do Hospital Alberto Rassi - HGG, é responsável pelo recebimento e o controle dos estagiários de todo o hospital. A unidade oferece campo de estágio para Farmácia, Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Enfermagem nível técnico/superior. Os alunos são acompanhados pelo professor/supervisor da instituição de ensino que é responsável pelo aproveitamento do aluno no campo de prática. São disponibilizadas 150 vagas por mês para a SES e a mesma realiza o leilão eletrônico destas. As instituições de ensino nível técnico e superior, conveniadas com a SES, pleiteiam as vagas oferecidas.
 
Compreende-se por Estágio Optativo do Internato, o estágio curricular em especialidade específica de formação em serviço integrado, de caráter teórico e prático sob supervisão docente, cumprido pelos alunos do curso de medicina, objetivando ampliar e consolidar seus conhecimentos, habilidades e atitudes nos termos da legislação vigente e das diretrizes curriculares nacionais.
O HGG oferece no máximo duas vagas livres por serviço ficando o mesmo livre para aceitar ou não o aluno de acordo com a disponibilidade do mesmo, essas vagas não são contabilizadas no total de vagas disponíveis para a SES.
 
Internato
 
Compreende-se por Internato Médico o estágio curricular de formação em serviço integrado, de caráter prático sob supervisão docente, cumprido pelos alunos do curso de medicina, objetivando ampliar e consolidar seus conhecimentos, habilidades e atitudes nos termos da legislação vigente e das diretrizes curriculares nacionais. A carga horária deverá estar descrita na grade e readequada conforme rotina de cada serviço, não ultrapassando o período de trinta (30) dias 40 horas semanais;
 
São disponibilizados no HGG 50 vagas que são distribuídas pela SES através de leilão eletrônico, nas diversas especialidades do HGG.
 
O acolhimento de internos acontece uma vez por mês e tem caráter obrigatório.
 
Residência Médica
 
• Anestesiologia
• Cardiologia
• Cirurgia do Aparelho Digestivo
• Cirurgia Geral - Área Básica
• Cirurgia Plástica
• Cirurgia Vascular
• Clínica Médica
• Coloproctologia
• Endocrinologia
• Gastroenterologia
•Endoscopia digestiva
• Mastologia
•Endoscopia Ginecológica
• Medicina Intensiva
• Nefrologia
• Neurocirurgia
• Neurofisiologia Clínica
• Neurologia
• Otorrinolaringologia
• Pneumologia
• Psiquiatria
• Reumatologia
• Urologia
 
Residência Multiprofissional
 
O Hospital Alberto Rassi- HGG oferece desde 2013, Residência Multiprofissional em Clínica Especializada com área de concentração em Endocrinologia para profissionais de cinco áreas: enfermagem, nutrição, psicologia, fisioterapia e fonoaudiologia.

Programas

Programa da Asma
O objetivo é oferecer assistência aos pacientes portadores de asma, incluindo o fornecimento de medicamentos e um programa educativo com ênfase em higiene ambiental, além de ensinar como o paciente deve agir durante uma crise aguda da doença.

Informações para familiares e Amigos de Pacientes

Informações
  • Terão direito a um (1) acompanhante os pacientes com mais de 60 anos, menores de 18 anos, pessoas com deficiência ou que tenham dificuldade de locomoção;
  • É permitido apenas acompanhantes com 18 anos de idade ou mais;
  • Pessoas com mais de 65 anos de idade, gestantes e pessoas com deficiência que não apresentarem boas condições de saúde não poderão ser acompanhantes;
  • Somente é permitido acompanhante de mesmo sexo nas enfermarias femininas e masculinas. Exceções deverão ser autorizadas pela Gerência de Enfermagem;
  • A troca de acompanhantes fora dos horários estipulados deverá ser avaliada pelo enfermeiro supervisor e autorizada previamente;
  • O acompanhante terá direito a uma cadeira para sua acomodação, que não poderá ser usada pelo paciente, salvo em casos tecnicamente indicados;
  • Os profissionais de enfermagem e setor de diagnóstico poderão solicitar aos acompanhantes e/ou visitantes que aguardem no hall/ala de convivência do andar durante procedimentos;
  • Para resguardar sua saúde e segurança dos pacientes internados, a qualquer momento poderá ser solicitada ao visitante e acompanhante a vistoria de seus pertences pessoais.
  • Não será permitida a entrada no hospital de acompanhantes ou visitantes com sinais de uso de drogas lícitas ou ilícitas;
  • É proibida a entrada de bolsas, malas e sacolas de pacientes, acompanhantes e visitantes. Os pertences ficarão em guarda-volumes na Central Humanizada de Internação (CHI) para que o acompanhante, ou outro responsável, possa levá-los. O HGG não se responsabiliza por objetos de valor deixados no guarda-volumes ou na enfermaria;
  • O HGG fornece o kit de enxoval (toalha, roupa de cama, camisola ou pijama) para os pacientes. Por isso, apenas roupas íntimas, documentos pessoais e objetos de higiene pessoal poderão permanecer com o usuário, acompanhante ou visitante, e os mesmos serão embalados em sacolas plásticas fornecidas pelo Hospital;
  • O acompanhante/visitante que não cumprir as normas descritas terá sua autorização de permanência cancelada.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.