HDS – Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta

Image

COMUNICADO IMPORTANTE

O atendimento ambulatorial continua suspenso em cumprimento da Portaria da SES/511/2020, que determinou suspensão de atividades de consultas eletivas presenciais. Em função disso, foi implantado o teleatendimento para dar continuidade no atendimento dos pacientes que já foram atendidos presencialmente na Unidade.
As visitas aos pacientes residentes também foram suspensas em cumprimento da Portaria da SES/511/2020. Porém, as equipes multiprofissionais proporcionam semanalmente contato dos pacientes com familiares por meio de chamadas telefônicas e de vídeo.

 

HOSPITAL ESTADUAL DE DERMATOLOGIA SANITÁRIA E REABILITAÇÃO SANTA MARTA - HDS

Diretoria

Telefones:
  • Geral: (62) 3717-0101
  • Marcação de consultas: (62) 3717-0103 e (62) 3717-0104

Prestação de Contas

Acesse à página de Acesso à Informação referente à OS gestora do HDS

Acesso à Informação da OS

Localização

O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta – HDS, unidade da SES-GO, é uma unidade de atendimento ambulatorial e hospitalar de média complexidade com objetivo de prestar assistência gratuita aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS. Os usuários do hospital são regulados pelos Complexos Reguladores Estadual/Municipal.

Atualmente, 17 pacientes da extinta Colônia Santa Marta residem no hospital. Os moradores, em sua maioria com alto grau de dependência física e psicológica, contam exclusivamente com a tutela do Estado para viver.

História
Fundada em 1943, a Colônia Santa Marta, localizada em Goiânia, era uma instituição criada pelo Governo para o isolamento e tratamento de pessoas acometidas pela hanseníase. Na época, o local era conhecido como leprosário.

Em consequência da nova política de atenção aos portadores de hanseníase, e de diretrizes nacionais de desospitalização para estes pacientes, em 1983 a Colônia Santa Marta foi transformada em Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS Santa Marta).

Em dezembro de 2013, a Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (AGIR) assumiu a gestão do hospital. Atualmente, o HDS é uma unidade de atendimento ambulatorial e hospitalar de média complexidade com objetivo de prestar assistência gratuita aos usuários do SUS. A unidade oferece também atendimento aos ex-pacientes da extinta Colônia Santa Marta.

Informações

Exames
No HDS são realizados os seguintes exames: Eletrocardiograma, Tonometria, Mapeamento de Retina e RX Odontológico.
Ouvidoria
Atendimento
Central de Curativos
Residência Assistêncial

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.