Vigilância Epidemiológica Hospitalar

A Vigilância Epidemiológico Hospitalar do Estado de Goiás foi implementada em 2005, sendo denominado como Coordenação de Vigilância Epidemiológica Hospitalar e vinculada a Gerência de Vigilância Epidemiológica/ Superintendência de Vigilância em Saúde/ Secretaria de Estado da Saúde Goiás. Em 2017 o serviço deixou de ser coordenação para ser uma Subcoordenação vinculada ao Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde- CIEVS na Gerência de Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmissíveis/GVEDT/SUVISA/SES-GO.

A Subcoordenação de Vigilância Epidemiológica Hospitalar - SVEH tem como objetivo implementar e gerir a estratégia de vigilância epidemiológica hospitalar, por meio de monitoramentos, assessorias e promoções de capacitações. Analisando e avaliando a detecção, de modo oportuno, das doenças, agravos e eventos de saúde pública de notificação compulsória (DNC), de cada Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH) do estado de Goiás, conforme Portaria n° 921/2021 de 01 de Julho de 2021 da Secretaria de Estado da Saúde. A instituição da rede de hospitais de referência serve de para o planejamento das ações de vigilância e constitui ferramenta importante para o planejamento e gestão hospitalar.

Competências da Subcoordenação de Vigilância Epidemiológica

• Identificar os hospitais que podem se constituir em referência estadual para a Vigilância Epidemiológica em Âmbito Hospitalar em seu território e avaliar a adequação dessas unidades aos critérios de seleção elencados no Anexo I da Portaria SES-GO nº921/2021;
  • Submeter à homologação da CIB a relação dos hospitais de referência estadual, para posterior informação à SVS/MS coordenar, em seu âmbito de ação, a Vigilância Epidemiológica em Âmbito Hospitalar, articulada à Rede CIEVS e às demais prioridades de vigilância em saúde definidas pelo gestor estadual;
  • Elaborar normas técnicas complementares às do nível federal para sua unidade federada, sempre que necessário;
  • Apoiar tecnicamente os hospitais na implantação dos NVHE, por meio de assessoria técnica e da capacitação de recursos humanos;
  • Apoiar a estruturação e a manutenção dos NVHE que eventualmente passem a integrar uma rede de referência estadual para a Vigilância Epidemiológica em Âmbito Hospitalar;
  • Trabalhar de forma integrada com as demais áreas técnicas da GVEDT/ SUVISA/ SES-GO para melhoria contínua dos serviços prestados pelos NVEH;
  • Executar e/ou complementar as ações desencadeadas conforme as atividades de vigilância epidemiológica realizadas no âmbito hospitalar, em seu território; e
  • Monitorar e avaliar, no seu âmbito de ação, a vigilância epidemiológica em âmbito hospitalar, em articulação com os gestores municipais.

Legislações Vigilância Epidemiológica Hospitalar:

Legislações que subsidiam as ações de Vigilância Epidemiológica Hospitalar:

Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar – NVEH da Rede de Vigilância Epidemiológica Goiás/ REVEH/RENAVEH:

• ANÁPOLIS:
    NVEH/HMJC - Hospital Municipal Jamel Cecílio
    Anápolis - GO. Regional de Saúde Pirineus.
    NVEH/HEANA – Hospital Estadual de Urgências de Anápolis
    Anápolis - GO. Regional de Saúde Pirineus.

• APARECIDA DE GOIÂNIA:
    NVEH/HMAP - HOSPITAL MUNICIPAL DE APARECIDA DE GOIANIA
    Aparecida de Goiânia – GO. Regional de Saúde Centro-Sul.
    NVEH/HEAPA - Hospital Estadual de Urgência de Aparecida de Goiânia
    Aparecida de Goiânia – GO. Regional de Saúde Centro-Sul.

• FORMOSA:
    NVEH/HERF - HOSPITAL REGIONAL DE FORMOSA DR. CESAR SAAD FAYAD
    Formosa - GO. Regional de Saúde Entorno Norte.

• GOIÂNIA:
    NVEH/ CRER – Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo
    NVEH/HC-UFG - Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás
    NVEH/HDT - HDT – Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad / ISG
    Goiânia - GO. Regional de Saúde Central
    NVEH/HEGO – Hospital Estadual  de Urgência de Goiânia
    NVEH/HUGOL - Hospital Estadual de Urgência Governador Otávio Lage de Siqueira
    NVEH/HGG - Hospital Estadual Geral de Goiânia
    NVEH/HMI - Hospital Estadual Materno Infantil
    NVEH/HEMNSL - Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes
    NVEH/HCAMP – Hospital de Enfrentamento ao Coronavírus de Goiânia
    Goiânia – GO. Regional de Saúde Central
    NVEH/HMMCC – Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara
    NVE/ HMDI – Hospital e Maternidade Dona Iris
    NVEH/SCMG - Santa Casa de Misericórdia de Goiânia

• ITUMBIARA:
    NVEH/ HOSPITAL REGIONAL DE ITUMBIARA SÃO MARCOS
    Itumbiara - GO. Regional de Saúde Sul.

• JARAGUÁ:
    NVEH/HEJA - HOSPITAL ESTADUAL SANTINO DE AMORIM
    Jaraguá – GO. Regional de Saúde São Patrício II.

• JATAÍ:
    NVEH/HCSC - Hospital das Clínicas Serafim de Carvalho
    Jataí - GO. Regional de Saúde Sudoeste II.

• LUZIÂNIA:
    NVEH/ HOSPITAL REGIONAL DE LUZIÂNIA
    Luziânia – GO. Regional de Saúde Entorno Sul

• PIRENÓPOLIS:
    NVEH/HEELJ - Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime
    Pirenópolis - Go. Regional de Saúde Pirineus.

• RIO VERDE:
    NVEH/HMURV - HOSPITAL MUNICIPAL UNIVERSITÁRIO RIO VERDE
    Rio Verde – GO. Regional de Saúde Sudoeste I.

• SANTA HELENA DE GOIÁS:
    NVEH/HERSO - Hospital Estadual de Urgência da Região Sudoeste
    Santa Helena – GO. Regional de Saúde Sudoeste I.

• SÃO LUÍS DE MONTES BELOS:
    NVEH/ HOSPITAL REGIONAL SÃO LUÍS DE MONTES BELOS DR. GERALDO LANDÓ
    São Luís de Montes Belos – GO. Regional de Saúde Oeste II.

• TRINDADE:
  • NVEH/ HETRIN - Hospital Estadual de Urgências de Trindade Walda Ferreira dos Santos
    Trindade - GO. Regional de Saúde Central.

• URUAÇU:
    NVEH/ HOSPITAL DO CENTRO NORTE GOIANO – HCN
    Uruaçu – GO. Regional de Saúde Norte

Avaliação Mensal de Desempenho da Vigilância Epidemiológica Hospitalar

CONTATOS DA SUBCOORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA HOSPITALAR – SVEH:

Telefone: (62) 3201-4488