Vigilância Epidemiológica Hospitalar

O serviço estadual de vigilância epidemiológica hospitalar do estado de Goiás foi criado em 2005, e atualmente é uma estratégia complementar do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS) que está inserido na vigilância epidemiológica da Superintendência de Vigilância em Saúde.

O objetivo da vigilância epidemiológica em âmbito hospitalar é detectar e investigar doenças de notificação compulsória atendidas em hospital. A Portaria nº. 2.529, de 23 de novembro de 2004, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), instituiu o Subsistema Nacional de Vigilância Epidemiológica em Âmbito Hospitalar. A finalidade da criação do subsistema é o aperfeiçoamento da vigilância epidemiológica a partir da ampliação de sua rede de notificação e investigação de agravos, em especial doenças transmissíveis, com aumento da sensibilidade e da oportunidade na detecção de doenças de  notificação compulsória (DNC).

A notificação de DNC permite ao município a adoção, oportunamente, de medidas de controle, possibilitando a interrupção da cadeia de transmissão de doenças entre a população. A instituição da rede de hospitais de referência serve de apoio para o planejamento das ações de vigilância e constitui ferramenta importante para o planejamento e gestão hospitalar.

Competências da Vigilância Hospitalar

•     Monitorar, analisar e avaliar a detecção, de modo oportuno, das doenças, agravos e eventos de saúde pública de notificação compulsória (DNC), de cada Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH) do Estado de Goiás.
  •     Propor melhorias para o aprimoramento da detecção oportuna das DNC em âmbito hospitalar.
  •     Consolidar relatórios trimestrais encaminhados pelos NVEH, independentemente da gestão hospitalar federal, estadual ou municipal, para conhecimento e análise do perfil de morbidade e mortalidade hospitalar das DNC.
  •     Encaminhar relatório semestral consolidado à Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, em instrumento padronizado, por meio eletrônico ou impresso, sobre o desempenho na detecção oportuna, bem como o perfil de morbidade e mortalidade das DNC, dos estabelecimentos de saúde com NVEH do Estado de Goiás.
  •     Trabalhar de forma integrada com as demais coordenações da GVE/ SUVISA/ SES-GO para a melhora contínua dos serviços prestados pelos NVEH.

Avaliação Mensal de Desempenho da Vigilância Epidemiológica Hospitalar

Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalares (NVEH)

NVEH/HC-UFG - Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás
+55 (62) 3269-8367/ 8209/ 8411. http://www.ebserh.gov.br/web/hc-ufg

NVEH/HCSC - Hospital das Clínicas Serafim de Carvalho
+55 (64) 3632-8723.
Jataí - GO. Regional de Saúde Sudoeste II.

NVEH/HDT - HDT – Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad / ISG
+55 (62) 3201-3670.
Goiânia - GO. Regional de Saúde Central

NVEH/HURSO - Hospital de Urgência da Região Sudoeste
+55 (64) 3614-9732.
Santa Helena – GO. Regional de Saúde Sudoeste I.

NVEH/HUAPA - Hospital de Urgência de Aparecida de Goiânia
+55 (62) 3217-8900.
Aparecida de Goiânia – GO. Regional de Saúde Centro-Sul.

NVEH/HUGO - Hospital de Urgência de Goiânia
+55 (62) 3201-4337.

NVEH/HUGOL - Hospital de Urgência Governador Otávio Lage de Siqueira
+55 (62) 3270-6454.
Goiânia – GO. Regional de Saúde Central.

NVEH/HEELJ - Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime
+55 (62) 3331-7513.
Pirenópolis -GO. Regional de Saúde Pirineus.

NVEH/HMI - Hospital Materno Infantil
+55 (62) 3956-2949.

NVEH/HMJC - Hospital Municipal Jamel Cecílio
+55 (62) 3902-2547 http://www.anapolis.go.gov.br/portal/secretarias/saude/pagina/hospital-municipal-jamel-cecilio/
Anápolis - GO. Regional de Saúde Pirineus.

NVEH/HGG - Hospital Geral de Goiânia
+55 (62) 3209-9808.