Hemorróidas

Descrição: São vasos sangüíneos dilatados e salientes (semelhantes às varizes das pernas), localizadas na porção inferior do ânus e reto. Podem ser de dois tipos: hemorróidas internas – causam sangramento vivo ao evacuar e hemorróidas externas – causam geralmente dor intensa e súbita, acompanhada de inchume.

Causa: Alguns dos fatores são: idade, constipação crônica ou diarréia, gravidez, hereditariedade, esforço acentuado ao evacuar, ficar muito tempo sentado na toalete.

Prevenção: Garantir o bom funcionamento dos intestinos com uma dieta adequada e exercícios diários; educar os intestinos a evacuar logo após as refeições. Manter o peso, evitar alimentos muito fortes ou picantes, e exercícios que forcem a região do abdômen. Com alguns cuidados básicos, como estes, que são soluções simples, evita-se uma possível cirurgia, e demonstra que as hemorróidas não são tão complicadas assim.

Sintomas: Os sintomas das hemorróidas variam de pequenos sangramentos a pequenas irritações no local, coceira e dor intensa, dependendo do tipo e da localização. O sangramento ocorre, geralmente, após a evacuação, e raramente leva a anemia ou a hemorragia aguda. Os sintomas menos comuns são a perda de muco e a sensação de evacuação incompleta.

Tratamento: Aumento da ingestão de fibras (frutas, vegetais e cereais) e líquidos, que auxiliam na prevenção e tratamento inicial desta moléstia; tratamentos eficazes e rápidos que podem ser indicados por médicos.