Hipertensão Arterial

Descrição: Mais conhecida como “pressão alta”, pode ser encarada como uma doença ou como um fator de risco para o desenvolvimento de doenças do coração.

Causa: As causas estão ligadas a hereditariedade, a obesidade, o sedentarismo, o alcoolismo, o estresse, o fumo e outras causas. Pessoas negras possuem mais risco de serem hipertensas.  A sua incidência aumenta com a idade, mas também pode ocorrer na juventude.

Prevenção: Controle do peso, redução da ingestão de sal, aumento da ingestão de potássio, redução ou abandono da ingestão de álcool, prática regular de exercícios físicos, suplemento de cálcio e magnésio, combate ao tabagismo, alimentação saudável.

Sintomas: É considerada uma doença silenciosa, pois na maioria dos casos não são observados quaisquer sintomas no paciente. Quando estes ocorrem, são vagos e comuns a outras doenças, tais como dor de cabeça, tonturas, cansaço, enjôos, falta de ar e sangramentos nasais. Esta falta de sintomas pode fazer com que o paciente esqueça de tomar o seu medicamento ou até mesmo questione a sua necessidade, o que leva a grande número de complicações.

Tratamento: O tratamento pode ser medicamentoso e/ou associado com um estilo de vida mais saudável.