Doença Renal Crônica

Descrição: Consiste em lesão renal e perda progressiva e irreversível da função dos rins.

Causa: Vários fatores de risco podem estar associados à doença, os dois mais comuns são: hipertensão arterial e diabetes millitus. Além deles: litíase urinária, uropatias (obstrução urinária frequente), transplante renal, uso de drogas nefrotóxicas, idade avançada, tabagismo, proteinúria persistente, dislipidemia, hipertireoidismo, estado inflamatório, infecções sistêmicas e doenças auto-imunes.

Prevenção: Medir a pressão arterial e fazer exame de urina e dosagem no sangue da creatina. O exame de urina pode mostrar a presença de proteína que pode indicar uma lesão renal em fase inicial.

Sintomas: Fraqueza; cansaço; inchaço em rosto, pés ou pernas; dificuldades para urinar; urina com espuma; urina com alteração na sua cor (escura ou avermelhada); aumento ou diminuição da quantidade de urina.

Tratamento: Por ser uma doença comum é fácil de identificar e tem um tratamento eficaz. De qualquer modo, é indicado: reduzir a ingestão de sal, reduzir o potássio, manter os níveis de glicose sob controle (se for diabético), evitar o uso de antiinflamatórios, moderar o consumo de proteína animal (carnes, ovos, leite e derivados).