Imunização

Image

O Programa Nacional de Imunização-PNI foi criado em 1973 com o objetivo de controlar, eliminar e ou erradicar as doenças imunopreveníveis, mediante ações sistemáticas de vacinação da população. Atualmente, são disponibilizadas pela rede pública 28 vacinas, 13 soros heterólogos e 4 homólogos ( Imunoglobulinas). Destas, 18 vacinas fazem parte do Calendário de vacinação e protegem contra 19 agravos, mais a vacina canina, estão na rotina das salas de vacina. Há ainda 12 vacinas especiais para grupos em condições clínicas específicas, como portadores de HIV e outras condições clínicas especiais, disponíveis nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE). O Calendário Nacional de Vacinação contempla crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e indígenas.

Em Goiás, as vacinas do PNI são disponibilizadas nas salas de vacina das unidades básicas de saúde ou são levadas diretamente à população graças aos esforços das equipes de vacinação, cujo empenho permite que a imunização chegue até mesmo nos locais de difícil acesso, através de estratégias tais como vacinação de rotina, campanhas de vacinação, bloqueios e intensificações de vacinação. Esse esforço foi fundamental para a erradicação de doenças, como a poliomielite, e a rubéola, por exemplo.

Conheça as legislações e normativas que regem a área de imunização
 

Contato

Gerente: Clarice Carvalho dos Santos
Telefone: (62) 3201-6056
E-mail: pnigoias@gmail.com


 
Image

Rede de Frio

A Rede de Frio é um sistema logístico que compreende uma equipe técnica qualificada, equipamentos e procedimentos padronizados para o recebimento, armazenamento, conservação, manuseio, distribuição e transporte de imunobiológicos em condições adequadas de temperatura e protegidos da luz, desde o fabricante até o momento de sua utilização.

Imunobiológicos são produtos termolábeis, isto é, podem ter sua capacidade imunogênica comprometida quando expostos a temperaturas inadequadas. O manuseio incorreto, equipamentos com defeito ou falta de energia podem interromper o processo de refrigeração, comprometendo a potência e eficácia dos imunobiológicos.

Orientações e Documentos

Vacinação

Todas as informações referentes à vacinação:  saiba quais são as vacinas que devem ser tomadas em cada uma das fases da vida, quem deve ser vacinado, calendário nacional de vacinação, vacinação do viajante, eventos adversos de pós-vacinação, orientações para trabalhadores da sala de vacinação, imunobiológicos e sistema de informações.

Saiba mais sobre Vacinação

Informações sobre o SIPNI

Certificado Internacional de Vacinação

Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais