Procure o serviço que você precisa:
Segunda, 25 de setembro de 2017

Últimas Notícias

Parceria SES e Bombeiros: “Ajudando a saúde de Goiás”

13/09/2017
Parceria SES e Bombeiros: “Ajudando a saúde de Goiás”

Durante a solenidade de abertura do Congresso Internacional de Bombeiros e Emergências CIBE BRAZIL 2017, o secretário de estado da Saúde Leonardo Vilela destacou a importância da parceria com o Corpo de Bombeiros. As duas instituições desenvolvem a ação Goiás contra o Aedes, que resultou na diminuição acentuada dos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti e de 51% dos casos de dengue no estado em relação a 2016.

O CIBE BRAZIL acontece até dia 15 no Centro de Convenções da PUC –GO e é apontado como o maior do gênero na América Latina, reunindo profissionais, estudantes das áreas de emergência, saúde e segurança do Brasil e exterior. Leonardo Vilela apresentou dados inéditos demonstrando que a operação conjunta com os Bombeiros, desde 2015 também contribuiu nitidamente para a redução dos casos de dengue, zika e chikungunya, bem como do número de gestantes identificadas com zika vírus.

A SES apresenta no evento uma mostra temática do mosquito Aedes, com o objetivo de ilustrar as fases de vida do vetor transmissor da dengue, zika e chikungunya – ovo, larva, pupa e adulto. Um microscópio ajuda o público identificar o macho e a fêmea do mosquito e técnicos para tirar dúvidas sobre o assunto.

A abertura solene do CIBEBRAZIL aconteceu na manhã desta quarta-feira, 13 de setembro, com a presença de várias personalidades, entre as quais o arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz; o reitor da PUC, Wolmir Amado, o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Ricardo Brisolla Balestrelli, e o comandante do Corpo de Bombeiros, Carlos Helbingen.

Parceria pela Saúde - O Secretário da Saúde também destacou a parceria no curso Capacitar para Salvar de atualização na área de primeiros socorros. “Já capacitamos 6 mil pessoas e capacitaremos mais 4 mil até dezembro”. Além disso, assinalou o secretário, a força-tarefa possibilitou a diminuição de 63,51% dos casos de zika e de 7% das notificações de chikungunya. “A ação está obtendo êxitos significativos devido à participação do Corpo de Bombeiros”, enfatizou Leonardo Vilela. Ele ressaltou a importância do trabalho efetivado diariamente pelos bombeiros. Tais profissionais, acentuou o secretário, atuam muito além da importante missão de salvar vidas em situações de emergência.

A Central de Transplantes também está marcando presença no Congresso. Na tentativa de sensibilizar os participantes sobre a temática, foi instalada uma exposição fotográfica com doadores e receptores de órgão com a presença de pessoas transplantadas. A ação faz parte da programação da Campanha Setembro Verde.

Urgência e Emergência - O CIBE BRAZIL 2017 deve receber cerca de 15 mil pessoas durante os três dias, conforme preveem os organizadores. Na programação a ser desenvolvida pela SES-GO consta um workshop para instrução dos protocolos de urgência para médicos e enfermeiros de todo o Estado. O curso com o título “Oficina de Suporte Avançado de Vida”, será ministrado nesta quinta-feira, 14 de setembro, por instrutores do SIATE e SAMU 192.

Painéis do Conecta SUS também estão disponíveis no CIBE BRASIL. Foram levados para o evento oito painéis/monitores com os sistemas de informação, monitoramento e análise de situação de Saúde. O objetivo é fornecer a população, gestores e profissionais de saúde informações e serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Doação de Sangue - A grande novidade será a apresentação do painel do hemocentro no Conecta SUS onde informações em tempo real apontam como estão os estoques do Hemocentro. Ele pode ser acessado pela internet e as pessoas podem conferir que tipo sanguíneo está em nível mais crítico. “Precisamos fidelizar doadores e a informação é estratégica nesse trabalho”, defende o diretor da unidade Arione de Paula.

Um posto de coleta de sangue foi montado pela equipe do Hemocentro. A expectativa de coleta para o evento é de 100 bolsas de sangue por dia. Os requisitos são os mesmos para qualquer tipo de doação. Haverá triagem hematológica e triagem clínica para identificar se a pessoa está apta para fazer a doação.

Recomendar

//-->