#

Procure o serviço que você precisa:
Sexta, 21 de julho de 2017

Últimas Notícias

Saúde desenvolve projeto para o fortalecimento da atenção básica

19/05/2017
Saúde desenvolve projeto para o fortalecimento da atenção básica

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), tem desenvolvido uma série de iniciativas com o propósito de ampliar, qualificar e humanizar o atendimento nas unidades básicas de saúde em todo o Estado. Uma destas ações acontece no dia 23 de maio, às 8h30, no Teatro do Centro Administrativo de Anápolis, com o lançamento do Processo de Tutoria da Atenção Primária à Saúde na Região Pirineus. O evento contará com a presença do secretário Leonardo Vilela, do prefeito de Anápolis, Roberto Naves, de representantes do Conass, além de prefeitos e secretários de Saúde de municípios da região.

A Tutoria da Atenção Primária à Saúde constitui uma das etapas do projeto Mais Saúde para Goiás. Desenvolvido pela SES-GO, em parceria com o Conass, o processo visa o fortalecimento da atenção primária em todo o território goiano por meio da multiplicação de conhecimentos. O desenvolvimento da estratégia tem como saldo o melhor atendimento à população, a prevenção das doenças e a diminuição dos encaminhamentos para os serviços de média e de alta complexidade.

A tutoria é efetivada por meio do levantamento da situação de saúde no município, planejamento das ações que são pactuadas com os gestores municipais e reorganização dos processos de trabalho nas unidades básicas de saúde. Esta fase do Mais Saúde para Goiás iniciou-se com um piloto nos sete municípios da Região de Saúde Entorno Sul – Luziânia, Cidade Ocidental, Novo Gama, Valparaíso de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Cristalina e Santo Antônio do Descoberto e será efetivado de forma escalonada em todas as Regiões de Saúde do Estado.

Nas unidades de saúde desses municípios, a efetivação da tutoria possibilitou a execução de iniciativas simples, que impactaram na humanização do atendimento. Entre tais atividades destacam-se o remapeamento da área por meio de visitas de casa em casa; a realização de novos cadastros da área abrangente da unidade; atendimento com hora marcada; implantação do prontuário familiar; classificação de prontuário; classificação de risco das famílias; estruturação do grupo de pacientes com diabetes e do grupo pré-natal de primeira vez.

Municípios da Regional de Saúde - Pireneus

Anápolis (sede), Abadiânia, Alexânia, Campo Limpo, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Gameleira de Goiás, Goianápolis, Pirenópolis e Teresópolis.

Tome Nota

Evento – Processo de Tutoria da Atenção Primária à Saúde na Regional de Saúde Pirineus

Data – 23 de maio de 2017

Horário – 8h30

Local – Teatro do Centro Administrativo de Anápolis

Endereço – Avenida Brasil, número 200 – Centro - Anápolis

 

Recomendar

//-->