#

Procure o serviço que você precisa:
Domingo, 28 de maio de 2017

Últimas Notícias

Crer recebe primeira oficina ortopédica itinerante do Estado

18/05/2017
Crer recebe primeira oficina ortopédica itinerante do Estado

O Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) recebeu do Ministério da Saúde – Programa Viver sem Limites - a primeira oficina ortopédica itinerante terrestre do Estado de Goiás. A unidade funcionará em um caminhão adaptado à produção de órteses, próteses, coletes ortopédicos, calçados para pés neuropáticos e permite, ainda, a confecção de adaptações, ajustes, e pequenos concertos em dispositivos já utilizados pela população que reside em municípios e regiões de saúde cujo acesso à oficina ortopédica fixa do Crer é comprometido pela distância e/ou regulação dos serviços.

A oficina ortopédica itinerante terrestre será vinculada ao Crer, por já possuir oficina ortopédica fixa habilitada pelo Ministério da Saúde. O hospital é reconhecido como Centro Especializado em Reabilitação nível 4 pelo Ministério da Saúde (CER IV), e atende os quatro tipos de deficiência: física, auditiva, visual e intelectual.

O caminhão adaptado vai percorrer cidades do estado de Goiás, sendo prioritárias inicialmente, as mais populosas e designadas como pólos aos demais municípios, que possuem ou não Centros Especializados em Reabilitação. Para o atendimento, o serviço contará com um carro de apoio e uma equipe formada por 04 técnicos ortopédicos, sendo 01 sapateiro; 03 auxiliares de órteses; 02 agentes administrativos; 02 fisioterapeutas; e 03 motoristas.

“A oficina ortopédica itinerante terrestre é de muita importância visto que irá ampliar a rede de assistência às pessoas com deficiência, levando atendimento aos locais que não possuem oficina ortopédica. Vai beneficiar e oferecer assistência in loco para uma grande parcela da população de Goiás”, explica o gerente da oficina ortopédica do Crer, Alysson Alvin Campos.

O trabalho da oficina se dará por um processo planejado e segundo demandas das regiões. O Crer fará contatos com os municípios e instituições para verificar onde possuem pessoas com este perfil de atendimento e que já tenham prescrição médica de dispositivos ortopédicos (órteses e próteses). A previsão inicial é dispensar 200 dispositivos mês, a depender da demanda e da articulação das redes regionais de saúde. O atendimento, como dito, é pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A oficina ortopédica itinerante terrestre propiciará uma expansão da rede de atenção às pessoas com deficiência no Estado de Goiás, cujo trabalho articulado com os demais centros regionais de reabilitação e coordenado pelo Crer, como unidade de referência nível IV, expandirá e facilitará o acesso aos usuários do SUS que dependem da atenção em reabilitação. Com essa atuação, orientada pela Coordenação da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado da Saúde do Estado de Goiás (SES/GO), o Crer contribuirá com sua missão de oferecer excelência no atendimento à pessoa com deficiência, fundamentado no ensino e pesquisa, condição já reconhecida pelo Ministério da Saúde.

O pleno funcionamento da oficina está previsto para julho de 2017, tão logo sejam finalizados alguns trâmites operacionais, como o processo seletivo para contratação dos profissionais. Para o custeio e manutenção dos serviços que serão prestados pela oficina, o Crer receberá um recurso por meio de contrato de gestão da SES/GO e parcela de incentivo pelo Ministério da Saúde.

Histórico – Oficina Ortopédica do Crer

A Oficina Ortopédica do Crer produz, desde 2003, aparelhos de aplicação terapêutica que tem por objetivo proporcionar adequado alinhamento biomecânico com maior independência e conforto. Atestada pela Associação Brasileira de Ortopedia Técnica (ABOTEC), a oficina possui profissionais capacitados e utiliza recursos, insumos e equipamentos de tecnologia que permitem a produção de órteses e próteses, além de oferecer outros serviços essenciais no processo de reabilitação.

Recomendar

//-->