Teclas de Atalho

[Alt] + [Shift] + 1em qualquer página do portal, leva diretamente ao começo do conteúdo principal da página.

[Alt] + [Shift] + 2em qualquer página do portal, leva diretamente ao início do menu principal.

[Alt] + [Shift] + 3em qualquer página do portal, leva diretamente ao rodapé da página.

[Alt] + [Shift] + cativa o contraste

[Alt] + [Shift] + aaumenta o tamanho da fonte

[Alt] + [Shift] + ddiminui o tamanho da fonte

[Alt] + [Shift] + rredefine o tamanho da fonte para padrão

SES-GO forma mais uma equipe para combater doenças transmissíveis

Dezoito profissionais vão atuar na linha de frente da Vigilância em Saúde e serão capazes de adotar medidas de prevenção e controle diante de situações emergenciais

A Secretaria do Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) promove na terça e quarta-feira, 26 e 27 de novembro, o encerramento do programa Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (EpiSUS) – Nível Fundamental. O evento ocorrerá no auditório do Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren-GO), em Goiânia. A solenidade de abertura será amanhã, das 8h às 8h30.

Em seminário, durante os dois dias, os 18 formandos apresentarão os seus trabalhos finais do curso a uma banca composta por professores. O programa é uma iniciativa da Gerência de Vigilância Epidemiológica da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) da SES-GO.

O treinamento tem como objetivo capacitar profissionais (nível central, regional e municipal) que atuam na “linha de frente” da Vigilância em Saúde, na investigação e acompanhamento de casos de doenças transmissíveis. Com o aprendizado, eles terão melhor capacidade para implantar medidas de prevenção e controle diante de situações emergenciais.

Treinamento
A característica essencial do curso, além das aulas teóricas, é ser um treinamento predominantemente prático, com intuito de aprimorar as habilidades do profissional no contexto de sua atuação. Contribui também para a efetivação e o fortalecimento de uma rede estadual, nacional e internacional com profissionais de saúde capacitados em epidemiologia de campo.

O EpiSUS-Fundamental foi implantado em 2017 pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, em parceria com a Rede de Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo e Intervenções em Saúde Pública.

A SES-GO foi contemplada com 16 vagas para participação no projeto piloto em duas turmas, nos anos de 2017 e 2018, realizadas em Brasília. A partir do ano passado, a Gerência de Vigilância Epidemiológica da SES-GO deu continuidade ao treinamento, que já formou 48 profissionais no Estado.

Emergência epidemiológica
Ana Cristina Oliveira, coordenadora do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs-GO), informa que esses 48 profissionais, já qualificados com apoio do EpiSUS Avançado, tiveram importantes contribuições na investigação de alguns episódios de emergência epidemiológica.

Dentre eles se destacam surto de meningite em Rio Verde, em 2017; o surto de conjuntivite em Caldas Novas, em 2018; o surto de Síndrome Respiratória Aguda Grave, na Vila São Cottolengo, em Trindade, também em 2018. Este ano, participaram na investigação e controle de surtos de caxumba em presídio de Jataí, escabiose em presídio de Minaçu e de casos de toxoplasmose em Uruaçu.

SERVIÇO
Encerramento do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde Episus Fundamental

Data: terça e quarta-feira, 26 e 27
Local: Auditório do Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren-GO)