Teclas de Atalho

[Alt] + [Shift] + 1em qualquer página do portal, leva diretamente ao começo do conteúdo principal da página.

[Alt] + [Shift] + 2em qualquer página do portal, leva diretamente ao início do menu principal.

[Alt] + [Shift] + 3em qualquer página do portal, leva diretamente ao rodapé da página.

[Alt] + [Shift] + cativa o contraste

[Alt] + [Shift] + aaumenta o tamanho da fonte

[Alt] + [Shift] + ddiminui o tamanho da fonte

[Alt] + [Shift] + rredefine o tamanho da fonte para padrão

Notícias

Saúde celebra Outubro Rosa

Para lembrar o Outubro Rosa e despertar a população sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, segundo tipo mais frequente no mundo, a Secretaria do Estado da Saúde, por meio da Gerência da Saúde da Mulher, prepara uma programação ao longo do mês. O Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG) promove um mutirão de reconstrução mamária no dia 27 de outubro, e exames de mamografias para funcionárias e colaboradores e uma série de palestra. O prédio do HGG ficará iluminado de rosa à noite. O mesmo acontecerá com as instalações do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) e do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer).

A abertura oficial do Outubro Rosa no HGG será nesta segunda-feira, 1º de outubro, às 10h, no Auditório Dr. Luiz Rassi, com a palestra ‘A importância e prevenção do Câncer de mama’, ministrada pelo médico mastologista, preceptor da residência em Mastologia do HGG, Rogério Bizinoto. Na sequencia, às 11h, a advogada especialista em Direito Médico, hospitalar e da saúde, Vanessa Lemes, ministra a palestra ‘Direitos do Paciente com Câncer’, juntamente com o advogado especialista em direito civil e previdenciário, Massiminiano Fernandes.

Palestras educativas com foco na prevenção do câncer de mama serão proferidas dias 8 e 22 de outubro para pacientes e acompanhantes que estiverem aguardando consultas no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA), oportunidade em que poderão tirar dúvidas com os residentes de mastologia presentes. Também no dia 22 de outubro, destaques para as palestras para o público interno (colaboradores, médicos e residentes) ‘Aspectos Psicossociais no Tratamento de Câncer de Mama’ e ‘Palestra Aspectos Genéticos do Câncer de Mama’.

No dia 11, o “Saúde na Praça” também será reservado ao tema, enfatizando a Obesidade como fator de risco para câncer de mama. Além dos serviços de aferição de pressão arterial, teste de diabetes e cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC), orientações de nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas estão previstos, e as mulheres acima de 40 anos também receberão instruções de como realizar o auto exame de mama em tenda privativa, para proporcionar mais conforto e privacidade a elas.

Ao longo do mês, um mutirão de mamografia atenderá colaboradoras e terceirizadas, acima de 40 anos, para realizar o exame. As mulheres com laudos que tiverem suspeita de câncer serão encaminhados para o ambulatório de Mastologia do HGG, para a realização de consulta e, se necessário tratamento o quanto antes.

A programação do Sarau do HGG, que acontece semanalmente às quintas-feiras, também estará mais rosa, com apresentações musicais de cantoras mulheres. Já a oficina de arte com os pacientes, no dia 2 de outubro, também terá o tema como sugestão de pintura, sob a orientação do artista plástico e professor voluntário Alexandre Liah. A fachada do HGG também estará iluminada na cor da campanha e, ao longo do mês, colaboradores também vestirão a cor rosa, em adesão ao movimento.

Finalizando a programação, no dia 27 de outubro, sábado, mutirão de reconstrução de mama, cirurgias reconstrutivas em pacientes que tiveram câncer de mama e aguardam pelo procedimento reparador. “O câncer de mama é hoje o câncer mais comum entre as mulheres em praticamente todo o mundo, em função disso o Movimento internacional Outubro Rosa internacional visa conscientizar a população da necessidade do diagnóstico e tratamento precoces do câncer de mama. Neste mês, vários países e diversos setores da sociedade fazem campanhas com intuito de alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce na redução na morbimortalidade da doença e o HGG, não poderia ficar fora desta importante campanha”, considera a supervisora do programa de residência em Mastologia, Erika Pereira de Souza e Silva.

CEAD
A partir do dia 10 de outubro, às quartas-feiras, as pacientes do Centro Estadual de Atendimento ao Diabetes (CEAD) acima de 40 anos também realizarão consulta com mastologista, em uma campanha de prevenção às pacientes com diabetes. Por dia serão atendidas 10 pacientes.

Serviço:
Outubro Rosa no HGG
Data: 01/10 (segunda-feira)
Abertura – 10h
Palestra A importância e prevenção do Câncer de mama – às 10h15
Palestra: Direitos do Paciente com Câncer – às 11h
Local: Auditório Dr. Luiz Rassi
Público alvo: colaboradores, médicos e residentes