links de interesse mapa do site webmail

 
Imprimir

Currculo do Secretrio

02/01/2015

Currículo Leonardo Vilela

Currículo:
Médico pediatra, formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e hoje secretário de Estado da Saúde de Goiás. Foi deputado federal por três mandatos.

Naturalidade:
nascido em Belo Horizonte (MG), mas criado desde pequeno em Mineiros, no Sudoeste Goiano.

Trajetória profissional:
Leonardo Vilela começou sua carreira política como vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), cargo que ocupou por seis anos. Em 1999, por ser referência entre os agricultores, ele aceitou convite feito pelo então governador Marconi Perillo para ser secretário de Agricultura. Com o sucesso na Secretaria, ajudando a multiplicar a produção goiana em três anos, Leonardo deixou o cargo em 2002, quando foi eleito para o Congresso Nacional, onde se tornou presidente da Comissão de Agricultura para o ano de 2004, tendo como ponto alto de seu mandato a aprovação da Lei de Biossegurança.

Em 2005, atendendo novamente a um convite de Marconi, assume a Secretaria de Infraestrutura, e passa a cuidar de obras para novas estradas, aeroportos, obras civis, subestações, redes e linhas de energia elétrica. A partir de fevereiro de 2006, Leonardo Vilela volta à Câmara e à Comissão de Agricultura. É indicado como titular na comissão mista para analisar a Medida Provisória sobre a renegociação das dívidas agrícolas. Em 2007 se torna primeiro vice-líder do PSDB na Câmara.

Em outubro do 2007, ele recebe a missão de dirigir os destinos do partido. Assume a Presidência do Diretório Regional do PSDB, após a convenção, defendendo o fortalecimento da legenda e da união de partidos aliados. Leonardo, como deputado licenciado em seu terceiro mandato, exerceu o cargo de Secretário de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) nos períodos de 9 de fevereiro de 2011 a 28 de março de 2012 e de 6 de junho de 2012 a 31 de dezembro de 2013. No dia 1º de janeiro de 2014 tomou posse como novo titular da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), cargo que ocupou até 31 de dezembro de 2014.

Neste período, Leonardo Vilela deu continuidade aos projetos executados pela Segplan, como a construção de pista de pouso do Aeroporto de Cargas de Anápolis, a elaboração do projeto Eixo Tecnológico Goiânia-Anápolis, o início do projeto Caminho de Cora, a realização do Credi Vapt (que abrange as linhas de crédito do Credi PAI e serviços do Vapt Vupt Itinerante), registrando este ano mais de 160 mil atendimentos e 82 jornadas. Também coordenou o projeto de ampliação e modernização do Vapt Vupt no Estado. Em 2014 foram inauguradas oito novas unidades do Vapt Vupt, entre fixas e condomínios, em Goianira, cidade de Goiás, Pires do Rio, Formosa, Planaltina, Ipameri, Itauçu e Bela Vista.