links de interesse mapa do site webmail

 
Imprimir

HDT inaugura galeria em homenagem aos ex-diretores da unidade

01/07/2013

Será realizada amanhã, dia 2 de julho, a partir das 8h, no Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT/HAA), a inauguração da Galeria em Homenagem aos ex-Diretores Gerais da unidade. O evento será prestigiado pelo governador Marconi Perillo, pelo secretário de Estado da Saúde Antonio Faleiros e pelos ex-diretores homenageados, além da atual diretoria do HDT e do Instituto Sócrates Guanaes (ISG), a Organização Social que gere a unidade. Também estarão presentes autoridades públicas entre deputados federais e estaduais, vereadores, secretários estaduais e municipais e titulares de entidades representativas de categorias atuantes na assistência à saúde.

Localizada no corredor principal da unidade, a Galeria em Homenagem aos ex-Diretores Gerais foi idealizada pelo ex-diretor geral do HDT e superintendente técnico-científico do ISG, André Guanaes, como forma de resgatar a história do hospital, valorizando todos os colaboradores que passaram pela unidade desde a sua fundação, há 36 anos (quando ocorreu a união do Hospital Osvaldo Cruz e Hospital do Pênfigo. Os retratos dos ex-diretores gerais da unidade foram desenhados à mão pelo artista plástico goiano Charles Keller. “Com esta ação, homenageamos e perpetuamos a memória de todos aqueles que dedicaram seu tempo, experiência e compromisso com a saúde pública na gestão deste hospital, que é referência em Goiás e em todo o país no tratamento de doenças infectocontagiosas”, destaca Guanaes.

A elaboração da galeria ficou sob a responsabilidade da Comissão de Memorial e História do HDT, que tem a finalidade de valorizar as ações realizadas pelo corpo clínico e administrativo do hospital, possibilitando uma análise crítica sobre o passado da unidade de forma a enriquecer o planejamento da instituição.

Um ano de gestão
A solenidade também marca a celebração do primeiro ano de gestão do HDT pelo Instituto Sócrates Guanaes. Na expectativa da renovação do contrato por mais um ano, a Organização Social comemora a superação da maioria das metas previstas no contrato celebrado com o governo estadual por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). Além de abastecer completamente o hospital em medicamentos e insumos, o ISG promoveu um completo resgate da unidade, oferecendo condições adequadas para o oferecimento de um atendimento de qualidade à população. Os investimentos passaram pela infraestrutura, com reformas e readequações em todas as áreas; pelo investimento em tecnologia, com a implantação de modernos softwares de compra e gestão, de um novo laboratório e do tomógrafo; e pela organização do trabalho, com a valorização dos servidores estatutários e a contratação de mais de 200 profissionais em áreas até então deficitárias.

O incentivo à qualidade e à humanização também foi prioridade neste primeiro ano de gestão. Além de investimentos em cursos e semanas de capacitação para os servidores, setores-chave foram criados para qualificar a assistência, como os departamentos de Engenharia Clínica e de Gestão pela Qualidade e a Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão. O atendimento humanizado oferecido no Setor de Adesão aos pacientes com vírus HIV/Aids foi fortalecido, e a sociedade foi convidada a participar da gestão do hospital por meio do Conselho de Excelência, Conselho Consultivo e Conselho Local de Saúde. Durante a gestão do ISG, o HDT realizou mais de 8 mil atendimentos emergenciais, cerca de 5 mil atendimentos de acolhimento, mais de 32 mil consultas ambulatoriais e mais de 123.357 atendimentos multiprofissionais (Psicologia, Serviço Social, Nutrição Clínica, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional). O total de exames realizados ultrapassou a marca de 150 mil e o total de internações foi de cerca de 3 mil.

Relação dos ex-Diretores-Gerais: (clique aqui )