links de interesse mapa do site webmail

 
Imprimir

Hemocentro promove atividades no Dia Mundial da Hemofilia

16/04/2012

No dia 17 de abril comemora-se o Dia Mundial da Hemofilia. Com o objetivo de ampliar o debate sobre a doença no meio acadêmico, o Hemocentro de Goiás promove nesta terça-feira palestras com o temática “Entendendo a Hemofilia: Uma avaliação Multidisciplinar”. O público-alvo são estudantes das diversas modalidades de tratamento, portadores e familiares. O evento acorre a partir das 18h no anfiteatro da Faculdade de Medicina da  Universidade Federal de Goiás. As inscrições poderão ser realizadas via e-mail: hemocentro@saude.go.gov.br.

A Hemofilia é uma doença grave, hereditária, cujos pacientes cursam com sangramentos espontâneos, principalmente em músculos e articulações. Das hemofilias, a do tipo A é a mais frequente, ocorrendo em cerca de 1:10.000, enquanto que a hemofilia B  ocorre em aproximadamente 1:40.000 nascimento de homens.
 
Existem atualmente no Brasil cerca de 8.385 casos de hemofilia A e 1.611 casos de hemofilia B. Em Goiás, aproximadamente 423 pacientes hemofílicos recebem tratamento no serviço de hemofilia do Hemocentro de Goiás.
O trabalho é realizado por  equipe multiprofissional composta por assistente social, médico hematologista, enfermeira, psicóloga, fisioterapeuta, odontóloga e farmacêutica. 

O tratamento destes pacientes ocorrem através da reposição do fator deficiente. Este insumo é fornecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde e a responsabilidade do atendimento aos doentes e a dispensação destes fatores é exclusivamente reservada aos hemocentros do país.

             Programação

18h00 – Abertura
– Joelma Araújo Lopes, responsável pela Departamento de Assistência Multidisciplinar
18h15 - Hemofilia (conceitos) – Dra. Maria do Rosário Ferraz Roberti, responsável pelo núcleo de hemofilia do Hemogo;
18h40 - Cuidados fisioterápicos ao hemofílico - Fisioterapeuta Emanuelle de Queiros Monteiro, responsável pela fisioterapia do Hemogo;
19h00 - Fator anti-hemofílico - Farmacêutica Cristina Melo Cardoso Almeida; 
19h20 - Tratamento odontológico no portador de hemofilia - Dra. Maria de Fátima Nunes de Oliveira, responsável pelo atendimento odontológico do Hemogo.
19h40 – Coquetel de encerramento