Teclas de Atalho

[Alt] + [Shift] + 1em qualquer página do portal, leva diretamente ao começo do conteúdo principal da página.

[Alt] + [Shift] + 2em qualquer página do portal, leva diretamente ao início do menu principal.

[Alt] + [Shift] + 3em qualquer página do portal, leva diretamente ao rodapé da página.

[Alt] + [Shift] + cativa o contraste

[Alt] + [Shift] + aaumenta o tamanho da fonte

[Alt] + [Shift] + ddiminui o tamanho da fonte

[Alt] + [Shift] + rredefine o tamanho da fonte para padrão

Notícias

Governador José Eliton abre campanha de vacinação contra H1N1

O governador de Goiás, José Eliton, abriu oficialmente em Trindade, a campanha de vacinação contra Influenza A no Estado, que começou nessa sexta-feira, 13/04 e prossegue até 01 de junho. Acompanhando pelo secretário de Estado da Saúde Leonardo Vilela, o vice-prefeito Gleysson Cabriny (representando o prefeito Jânio Darrot que está em viagem) e Gercilene Ferreira Branca Secretária Municipal de Saúde de Trindade (SMS), ele foi até a sala de vacinação da UBS do Setor Cristina 2, repleta de idosos e pacientes com doenças crônicas.

Sentados sob a cobertura de uma tenda, e com senhas para atendimento em mãos,  os pacientes aplaudiram quando o governador frisou que a vacina deve ser aplicada em quem mais precisa: “são os grupos com prioridade, definidos pela Saúde. O Ministério da Saúde graças à solicitação do governo estadual e apoio do Ministro das Cidades Alexandre Baldy, antecipou a vacinação para Goiás que receberá 1,7 milhão de doses”, explicou ele.

De acordo com o Governador, o ministro da Saúde Gilberto Occhi, informou ainda que nova remessa de doses da vacina chega no início da próxima semana e o compromisso é antecipar as demais remessas.

Trindade foi escolhida para o início da campanha porquê foi na cidade que foi identificado um surto de Influenza por H1N1 no mês de março na Vila São Cotollengo e segundo o secretário Leonardo Vilela, demonstrou um exemplo de organização da fila. “As vacinas nessa primeira fase, são para idosos acima de 60 anos e pacientes com doenças crônicas e recebê-los com comodidade, é um exemplo que o município de Trindade dá para os demais”, pontuou.

Distribuição – A vacina que chegou a Goiás, numa primeira remessa de 648 mil doses, na quarta-feira à tarde, foi distribuída em tempo pela SES-GO às regionais de Saúde que por sua vez, repassaram a todos os municípios goianos, numa logística que já vinha sendo preparada. Cada município é responsável por organizar a aplicação da vacina nos postos de saúde.

 “As doses são suficientes para vacinarmos os grupos prioritários definidos para a imunização do dia 13 de abril até o dia 20 de maio, que são os trabalhadores da saúde, os idosos e pacientes com doenças crônicas. Depois será a vez de crianças, gestantes, mães de resguardo, professores, e população privada de liberdade, além dos indígenas, conforme as datas estabelecidas”, disse Gercilene Ferreira Branca da SMS Trindade.

Vacina para quem precisa – O surto de H1N1 deixou o estado em alerta para epidemia e segundo o último boletim epidemiológico são 63 casos com 9 óbitos confirmados e exatamente, de pessoas desses grupos de risco. Confira as datas de vacinação (clique aqui) e ainda os requisitos para se vacinar.

“Todos os postos de saúde com sala de vacinas receberam as doses e a fila deve ser respeitada, pois os dados mostram que mais de 90% das pessoas que contraíram H1N1 se recuperaram, mas os que foram a óbito foram pessoas mais suscetíveis: idosos, pacientes crônicos e profissionais de saúde”, esclarece ainda o secretário Leonardo Vilela.

Em Trindade, a SMS colocou como pontos estratégicos, quatro unidades básicas de saúde da Região Central como referência para a vacinação contra influenza. O objetivo é otimizar as doses, agilizar a reposição e evitar filas. As unidades trabalharão com senhas para melhor comodidade do cidadão trindadense.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!