Teclas de Atalho

[Alt] + [Shift] + 1em qualquer página do portal, leva diretamente ao começo do conteúdo principal da página.

[Alt] + [Shift] + 2em qualquer página do portal, leva diretamente ao início do menu principal.

[Alt] + [Shift] + 3em qualquer página do portal, leva diretamente ao rodapé da página.

[Alt] + [Shift] + cativa o contraste

[Alt] + [Shift] + aaumenta o tamanho da fonte

[Alt] + [Shift] + ddiminui o tamanho da fonte

[Alt] + [Shift] + rredefine o tamanho da fonte para padrão

Notícias

Conselho de Saúde tem propostas aprovadas em Conferência Nacional

Resultados do encontro são avaliados durante a oitava reunião do colegiado estadual, realizado mensalmente com seus integrantes e também gestores da SES

O Conselho Estadual de Saúde de Goiás (CES) promoveu nesta terça-feira, 13, a oitava reunião do ano com seus conselheiros. No encontro, realizado no auditório do CES, houve espaço para as comissões apresentarem as ações realizadas durante o ano e ainda para discussão de assuntos como o plano plurianual e a participação do conselho na 16ª Conferência Nacional de Saúde. A reunião ocorre mensalmente e conta ainda com a participação de gestores da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES).

Segundo o presidente do CES, Venerando Lemes, a reunião é um momento oportuno para debater ideias e ações no sentido de qualificar a saúde pública do Estado e ainda debater e apresentar alguns resultados das conferências regionais e estadual que foram realizadas no primeiro semestre. “No âmbito do controle, essas informações são importantes para dar respostas para a sociedade”, disse.

Sobre a 16ª Conferência Nacional de Saúde, ocorrida entre 4 e 7 de agosto, em Brasília, Venerando parabenizou todos os organizadores do evento, porque os assuntos debatidos ajudam a promover uma saúde pública de qualidade para todos. Ele ainda lembrou que todas as propostas foram aceitas na Conferência Nacional, demonstrando que Goiás está no caminho certo e em destaque no cenário nacional. Perguntado sobre as propostas, Venerando comentou que elas são relacionadas a gestão, financiamento, controle e direito à saúde. Todas foram aprovadas na íntegra.

Missão do CES
O Conselho Estadual de Saúde é um órgão de instância máxima de deliberação do SUS no Estado. Tem como missão deliberar, fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde. É vinculado à SES e composto por representantes de entidades e movimentos representativos de usuários, trabalhadores da área da saúde, governo e prestadores de serviços de saúde. É competência do Conselho, entre outras, aprovar o orçamento da saúde, assim como acompanhar sua execução orçamentária. Também cabe ao CES a responsabilidade de aprovar a cada quatro anos o Plano Estadual de Saúde.

Thiago Lagares (texto) e Sebastião Nogueira (fotos), da Comunicação Setorial