Planificação da Atenção à Saúde

Planificação da Atenção à Saúde: Um Instrumento de Gestão e Organização da Atenção Primária e da Atenção Ambulatorial Especializada nas Redes de Atenção à Saúde, (CONASS, 2018).

Parceria da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS).

Objetivo:

• Reorganização do processo de trabalho nas Unidades de Saúde;
  • Ampliar, qualificar e humanizar o atendimento nas Unidades de Saúde em todo o Estado.

Estratégias:

• Qualificação dos profissionais que atuam na Atenção à Saúde nos 246 municípios goianos, num processo de educação permanente, através de:
  • Oficinas teóricas da Planificação da Atenção à Saúde;
  • Oficinas Tutoriais, colocando a teoria em prática.

2019

Processo de Tutoria para nas 18 (dezoito) Regiões de Saúde, alcançando 166 (cento e sessenta e seis) municípios (67,48 %).

2018

• Início da reorganização do processo de trabalho na Atenção Ambulatorial Especializada dentro das Redes de Atenção à Saúde nas regiões de Saúde Entorno Sul e Pireneus;
  • Expansão do processo de Tutoria para as demais 10 (dez) Regiões de Saúde, alcançando as 18 (dezoito) Regiões, 147 (cento e quarenta e sete) municípios (59,75%)

2017

Decisão de expansão do processo de Tutoria para mais 07 (sete) Regiões de Saúde, em 63 (sessenta e três) municípios (25,6%).

2016

• Definição de início do Processo de Tutoria em Goiás, em 1 (uma) Região de Saúde piloto, região Entorno Sul com polo em 01 (um) município, Luziânia;
  • Apresentação da Tutoria na Comissão Intergestora Bipartite – CIB;
  • Reunião com os gestores municipais da região Entorno Sul em Luziânia com elaboração de cronogramas municipais;
  • Início do processo de Tutoria na Região de Saúde Entorno Sul, nos 7 (sete) municípios que compõem a região.

Definição e execução das Oficinas de Planificação da Atenção à Saúde.

Resultados Alcançados

Conclusão das 06 (seis) Oficinas da Planificação da Atenção à Saúde do Programa “Mais Saúde Para Goiás” / Goiás Mais Competitivo e Inovador – GMCI, em 99,04% dos municípios Goianos, com qualificação de mais de 14.000 profissionais da Atenção Primária à Saúde.

Oficinas temáticas e conceituais:

1. Oficina – As Redes de Atenção à Saúde;
  2. Oficina – A Atenção Primária à Saúde no Município;
  3. Oficina – Território e Vigilância em Saúde;
  4. Oficina – Organização da Atenção aos Eventos Agudos e às Condições Crônicas na Atenção Primária à Saúde;
  5. Oficina – Assistência Farmacêutica do Processo de Tutoria da Planificação da Atenção à Saúde;
  6. Oficina – Sistema de Informação, Monitoramento e Avaliação na Atenção Primária à Saúde.

Alcance do Processo de Tutoria

Leitura Complementar