Teclas de Atalho

[Alt] + [Shift] + 1em qualquer página do portal, leva diretamente ao começo do conteúdo principal da página.

[Alt] + [Shift] + 2em qualquer página do portal, leva diretamente ao início do menu principal.

[Alt] + [Shift] + 3em qualquer página do portal, leva diretamente ao rodapé da página.

[Alt] + [Shift] + cativa o contraste

[Alt] + [Shift] + aaumenta o tamanho da fonte

[Alt] + [Shift] + ddiminui o tamanho da fonte

[Alt] + [Shift] + rredefine o tamanho da fonte para padrão

SEST – Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS

Superintendente

  • Rafaela Júlia Batista Veroneze


    62 3201-3410

Localização

Visualizar no mapa

Organograma

Saiba mais

A SEST-SUS tem a missão de promover a educação em saúde e trabalho, com foco no fortalecimento do SUS e na qualidade da atenção à saúde prestada à população de Goiás. Tem a visão de ser instituição de referência em educação e pesquisa para o SUS na região Centro-Oeste.
São valores da SEST-SUS:

• O compromisso com uma educação emancipadora e transformadora com foco na integração ensino-serviço
• A ética
• A gestão democrática
• A qualidade do trabalho
• Os princípios do SUS
• O respeito à diversidade cultural, social e ao ambiente
• O fortalecimento do controle social
• A valorização das parcerias
• A valorização do profissional da saúde, no contexto do Serviço Público

São Unidades da SEST-SUS:
Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás Cândido Santiago (ESAP-GO)
• Centro de Excelência em Ensino, Pesquisas e Projetos Leide das Neves Ferreira (CEEPP-LNF)

Estruturas de apoio à SEST-SUS e seus papéis

  • É a Comissão de Integração de Ensino e Serviço a nível estadual. Ela apoia  a SEST-SUS no planejamento da educação em Saúde. Esse planejamento consolida o PEEPS (Plano Estadual de Educação Permanente em Saúde) a partir dos PAREPS (Planos de Ação Regional para a Educação Permanente em Saúde), elaborados pela CIR (Comissão Intergestores Regional) de cada região de saúde do Estado de Goiás.

  • Realiza o planejamento conjunto das ações da SEST-SUS

  • Assessora a superintendência na elaboração do Plano Estadual de Saúde e de outros planos e relatórios de gestão

  • Presta assessoria jurídica

Gerências

  • A Gerência da ESAP-GO tem a atribuição de planejar, organizar e executar ações de educação em saúde para os trabalhadores do SUS em Goiás, qualificando recursos humanos para prestação de serviços de qualidade.

    A ESAP-GO (Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás Cândido Santiago) atende às demandas educacionais do SUS em Goiás, consolidadas nos Planos de Ação Regional para a Educação Permanente em Saúde (PAREPS) de cada Região de saúde de Goiás e no Plano Estadual de Educação Permanente em Saúde (PEEPS). Para isto realiza cursos de educação permanente, educação técnica e pós-graduação.

    É autorizada pelo Conselho Estadual de Educação de Goiás para realizar e certificar cursos técnicos e pós-técnicos de nível médio e cursos presenciais de pós-graduação lato senso (especialização).

    A ESAP-GO é referência na Rede Estadual de Escolas de Saúde Pública em Goiás e na Região Centro-Oeste. Também participa da REDESCOLA (Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública) e da RETSUS (Rede de Escolas Técnicas do SUS).

    Organograma Gesap

    Para maiores informações sobre cursos, ou editais de chamamento para ser docente ou aluno em cursos promovidos pela ESAP, entre na página: http://www.esap.go.gov.br/.

    Gerente: Loreta Marinho Queiroz Costa
    E-mail: sest.gesap@saude.go.gov.br
    Fone: 3201-3429

  • Tem a atribuição de gerenciar as atividades administrativas da SEST-SUS, coordenando os serviços de finanças, comunicação, logísticos e infraestrutura (recursos humanos, patrimônio predial e mobiliário) para apoio às ações da SEST-SUS, ESAP-GO e CEEPP-LNF.

    Também coordena o planejamento e execução de todos os eventos realizados pela SES-GO.

    Ainda administra e capta recursos para o Fundo de Educação Permanente do Estado de Goiás, que financia as ações de Educação Permanente para qualificação dos trabalhadores do SUS goiano.

    Organograma da Gascar

    Gerente: Flavio Augusto Curado Moraes
    E-mail: sest.gascar@saude.go.gov.br
    Fone: 3201-3427

  • O CEEPP-LNF é um centro de pesquisa científica em saúde pública com foco na produção de conhecimento estratégico para a SES-GO e o SUS Goiano. Faz o controle e monitoramento dos projetos de pesquisa propostos por pesquisadores vinculados à SES-GO ou a outras Instituições de Pesquisa e Ensino Superior.
    Também, o CEEPP organiza o planejamento e execução de pesquisas científicas estratégicas para o SUS.

    O Decreto 7.255, de 16 de março de 2011, extinguiu a SULEIDE, que era a superintendência responsável por atendimento em saúde e de pesquisa aos pacientes radioacidentados, substituindo-a por duas unidades: o Centro de Assistência aos Radioacidentados (CARA), responsável pela assistência e monitoramento clínico dos radioacidentados e o Centro de Excelência em Ensino, Pesquisa e Projetos “Leide das Neves Ferreira” (CEEPP-LNF), uma gerência vinculada diretamente ao gabinete do Secretário da Saúde.

    O CEEPP, no período de 2011 a 2016, era responsável pelo monitoramento epidemiológico dos radioacidentados, gerenciamento do acervo científico, realização de estudos sobre exposição à radiação ionizante pelo Césio-137 e a manutenção do Comitê de Ética em Pesquisa. A Lei 19.260/2016 vinculou a GCEEPP-LNF à Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (SEST-SUS), trazendo novas atribuições para esta gerência.
    Atualmente, a GCEEPP realiza a gestão da pesquisa científica na SES-GO.

    Organograma da GCEEPP

    Como realizar uma pesquisa científica em uma(s) Unidade(s) da Secretaria da Saúde?
    Como submeter um projeto de pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa do CEEPP-LNF?

    Gerente: Aurélio de Melo Barbosa
    E-mail: sest.pesquisa@saude.go.gov.br
    Fone: 3201-3616

Legislação

Informações úteis

  • A Coordenação de Planejamento de Eventos e a Coordenação de Execução de eventos são setores da GASCAR/SEST-SUS que apoiam a execução de eventos, promovidos e organizados pelas diversas superintendências e gerências da SES-GO. O setor de eventos da SEST-SUS, através de contratos específicos, garante estrutura física, materiais e logística para a execução do evento.

    Não serão aplicados à modalidade de eventos, logo não serão contemplados com os ítens dos contratos de eventos da SES, reuniões e oficinas internas de trabalho, conforme determinação da Portaria 158/2017.

    Para saber como submeter o projeto de evento, confira o Manual de Elaboração de Projetos de Eventos e outros documentos necessários nos links abaixo:

    Fale Conosco:

    Coordenação de Projetos: 3201.3420 (solicitação de eventos/ envio de projetos e de lista de hospedes)
    E-mail: sest.planejamentodeeventos@saude.go.gov.br

    Subcoordenação de Divulgação: 3201.3407 (envio de convites/ inscrições/ confecção de frequências)
    E-mail: sest.divulgacaodeeventos@saude.go.gov.br

    Coordenação de Execuçao: 3201.3414 (pastas/ materiais gráficos/ declarações/ cópias de frequências, e outros)
    E-mail: sest.execucaodeeventos@saude.go.gov.br

  • A qualificação de profissionais do SUS no âmbito do estado de Goiás é de responsabilidade da SEST-SUS e deve atender às necessidades de formação de pessoal levantadas de forma ascendente, ou seja, conforme os indicadores de saúde regionais.

    Os representantes dos municípios se reúnem regionalmente e aprovam suas necessidades de formação, que serão apontadas em um Plano de Ação Regional de Educação Permanente em Saúde (PAREPS) e farão parte do Pano Estadual de Educação Permanente em Saúde (PEEPS).

    Entretanto, solicitações de cursos de qualificação não contemplados nesses Planos continuarão surgindo e cabe à SEST-SUS avaliar a real necessidade de sua execução.
    Mas então, como solicitar a realização de Cursos junto à SEST-SUS?

    Para solicitar a realização de um curso que será certificado pela Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás “Candido Santiago” (ESAP-GO) o proponente deverá enviar ao Gabinete da SEST/SUS um memorando assinado pela Superintendente demandante conforme o modelo padrão disponibilizado, contendo informações mínimas sobre o curso que se pretende implementar.

    A equipe técnica da SEST-SUS fará uma análise sobre a viabilidade financeira e técnica de realização do curso, juntamente com o proponente. Caso ele seja viável, a equipe técnica da ESAP entrará em contato com o proponente para que ele elabore o Projeto de Curso de acordo com o modelo disponibilizado pela ESAP. O proponente terá a orientação e assessoria desta equipe para a formulação do Projeto, além de poder acessar o Manual explicativo.

    Na grande maioria das vezes, estes cursos necessitam ser pactuados junto à CIES Estadual (Comissão de Integração Ensino-Serviço), à CT (Câmara Técnica) da CIB, ao GT (Grupo Técnico) da Educação Permanente e à CIB (Comissão Intergestores Bipartite).

    Caso o curso necessite ser apreciado nas CIR’s (Comissões Intergestoras Regionais), será necessário elaborar também a Proposta de Curso antes do Projeto. O preenchimento da proposta é feito com a orientação e assessoria da equipe técnica da ESAP.