Teclas de Atalho

[Alt] + [Shift] + 1em qualquer página do portal, leva diretamente ao começo do conteúdo principal da página.

[Alt] + [Shift] + 2em qualquer página do portal, leva diretamente ao início do menu principal.

[Alt] + [Shift] + 3em qualquer página do portal, leva diretamente ao rodapé da página.

[Alt] + [Shift] + cativa o contraste

[Alt] + [Shift] + aaumenta o tamanho da fonte

[Alt] + [Shift] + ddiminui o tamanho da fonte

[Alt] + [Shift] + rredefine o tamanho da fonte para padrão

Biblioteca

Bronquite Aguda

  • 24 jul 2017

Bronquite Aguda

  • É um processo inflamatório da mucosa brônquica, geralmente precedida por uma infecção das vias aéreas superiores. Ela é mais comum no inverno e muitas vezes é causada pelos mesmos vírus dos resfriados. Os vírus mais comuns são: Adenovírus, Influenza, Coronavírus, Rrinovírus. Já as bactérias: Chlamydia pneumoniae, Bortella pertussis, Mycoplasma pneumoniae. Secundariamente, o Pneumococos também pode invadir a árvore brônquica.

  • Entre as causas mais comuns estão os agentes químicos que penetram no pulmão, como por exemplo, poeira, fumo, tinta, focos de infecções nas amigdalas, nos seios paranasais (sinusite) e junto às raízes dos dentes.

  • Hábitos básicos de higiene como lavar as mãos e tapar boca e nariz, quando tossir ou espirrar.

  • A bronquite aguda caracteriza-se por tosse seca irritativa, com sensação de desconforto retroesternal. Geralmente no início não é facilmente notado a presença de sinais físicos. Na fase mais avançada, com a apresentação de um quadro infeccioso surgem escarros (no início mucoso e depois mucupurulentos).

  •  O tratamento geralmente é sintomático e visa o alívio da febre, dores no corpo e a fluidificação da secreção para facilitar a eliminação. O antibiótico poderá ser usado quando a infecção for bacteriana. A inalação com broncodilatadores podem aliviar a dificuldade respiratória.