Teclas de Atalho

[Alt] + [Shift] + 1em qualquer página do portal, leva diretamente ao começo do conteúdo principal da página.

[Alt] + [Shift] + 2em qualquer página do portal, leva diretamente ao início do menu principal.

[Alt] + [Shift] + 3em qualquer página do portal, leva diretamente ao rodapé da página.

[Alt] + [Shift] + cativa o contraste

[Alt] + [Shift] + aaumenta o tamanho da fonte

[Alt] + [Shift] + ddiminui o tamanho da fonte

[Alt] + [Shift] + rredefine o tamanho da fonte para padrão

Biblioteca

Apendicite Aguda

  • 24 jul 2017

Apendicite Aguda

  • A Apendicite é a inflamação do apêndice cecal, uma bolsa em forma de verme do intestino grosso. A apendicite mais comum é a Apendicite aguda, que apesar de poder ocorrer em qualquer idade é muito mais comum na adolescência. É extremamente comum.

  • Causa da apendicite está relacionada ao bloqueio dentro do apêndice, conhecido como lúmen. O bloqueio ocasiona elevação da pressão, prejudicando o fluxo sanguíneo e inflamação. Se o bloqueio não for tratado, pode ocorrer gangrena e ruptura do apêndice. Mais comumente fezes bloqueiam o interior do apêndice. Ainda, infecções bacterianas e virais no trato digestivo podem ocasionar inchaço dos nódulos linfáticos, o que aperta o apêndice e causa obstrução. Lesão traumática no abdômen pode ocasionar apendicite em um número pequeno de pessoas. Genética pode ser um fator para alguns casos de apendicite.

  • Não há nenhum modo de se prevenir a Apendicite.

  • Os sintomas clássicos são: dor difusa contínua no abdômem, junto do umbigo, movendo-se por vezes para o quadrante inferior direito após algumas horas; sensibilidade ao toque no ventre, por vezes com alguma defesa dos músculos; náusea e vômito; febre baixa. Estes sintomas geralmente se agravam com a progressão da doença. Análises do sangue poderão mostrar leucocitose (aumento da quantidade de leucócitos). Em casos duvidosos é aconselhável uma TAC abdominal, que mostrará a parede do apêndice inchada e com edema.

  • O tratamento da apendicite é a retirada do apêndice, cirurgia chamada de apendicectomia. No entanto, devido ao quadro infeccioso associado, todos os pacientes devem receber antibióticos, tanto no período pré-operatório, quanto no pós-operatório.